Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, Camila Perez
dc.date.accessioned2018-01-24T12:06:20Z
dc.date.available2018-01-24T12:06:20Z
dc.date.issued2017-12-06
dc.identifier.citationSILVA, Camila Perez. O programa Acessa Escola e as influências da Indústria Cultural em tempos da cultura digital. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9277.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9277
dc.description.abstractPublic initiatives in the field of technological education in Brazil aim to minimize the problems related to digital exclusion through the mass distribution of computers to schools and the construction of collective internet access centers. Such initiatives, aimed at digital inclusion, are often advertised as synonymous with social inclusion policies. In order to problematize this reality, the present work investigated, in the light of the Critical Theory, the contradictions observed in the process of implementation of the program conceived by the State Department of Education of São Paulo called Acessa Escola, considered one of the most comprehensive policies of digital inclusion from the country. The analysis has shown that the numerous obstacles to ICT use in schools, such as low connectivity, the constant need for equipment maintenance and the lack of training courses for teachers, lead to the underutilization of the technological apparatus, contributing to disseminate the semiformation in the teaching units.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso restritopor
dc.subjectIndústria culturalpor
dc.subjectInclusão digitalpor
dc.subjectTICpor
dc.subjectAcessa Escolapor
dc.subjectCultural industryeng
dc.subjectDigital inclusioneng
dc.subjectICTeng
dc.titleO programa Acessa Escola e as influências da Indústria Cultural em tempos da cultura digitalpor
dc.title.alternativeThe Access to School program and the influences of the Cultural Industry in times of digital cultureeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Zuin, Antônio Álvaro Soares
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5543562307373287por
dc.description.resumoAs iniciativas públicas no campo da educação tecnológica no Brasil, visam minimizar os problemas relacionados à exclusão digital, através da distribuição em massa de computadores para as escolas e a construção de centros coletivos de acesso à internet. Tais iniciativas, voltadas para a inclusão digital, são frequentemente anunciadas como sinônimo de políticas de inclusão social. A fim de problematizar esta realidade, o presente trabalho investigou, à luz da Teoria Crítica, as contradições observadas no processo de implementação do programa idealizado pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo denominado Acessa Escola, considerado uma das mais abrangentes políticas de inclusão digital do país. A análise demonstrou, que os inúmeros entraves que envolvem a utilização das TIC nas escolas, como a baixa conectividade, a necessidade constante de manutenção dos equipamentos e a ausência de cursos de formação para os professores, provocam a subutilização do aparato tecnológico, contribuindo para disseminar a semiformação nas unidades de ensino.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.ufscar.embargo18 meses após a data da defesapor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0169459180378881por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record