Show simple item record

dc.contributor.authorNovais, Natália Helena dos Santos
dc.date.accessioned2018-01-25T11:58:41Z
dc.date.available2018-01-25T11:58:41Z
dc.date.issued2017-09-27
dc.identifier.citationNOVAIS, Natália Helena dos Santos. Avaliação dos fatores de influência na implementação e no desempenho acadêmico do Câmpus São José dos Campos do IFSP. 2017. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9288.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9288
dc.description.abstractEducation is at the heart of the State's concerns, given its essential role in the development of a country. In the last years, the public policy that has stood out in the education is the creation / transformation of the Federal Institutes of Education, Science and Technology (IF's). The creation of these institutions opened space for the discussion of IF’s as public educational policy, making clear the need to analyze how effective the application of such policy has been. It is in this context that the present research is inserted, which to analyze the implementation process of the Campus of the Federal Institute of São Paulo in São José dos Campos. At the outset, a brief bibliographical review was made on the following points: public policies and implementation of public policies, on the historical process of creation of the federal institutes, highlighting the guiding elements of this process, and on the networks and the implementation of the policy of vocational education. In a second moment, the case study itself is presented, that is the implementation process of Campus São José dos Campos and its specificities. Subsequently, the data obtained through the application of questionnaires and interviews were presented and discussed. Finally, the final considerations were exposed, highlighting the existence of a low interaction of the Campus actors with the external community, a factor that may hinder the development of their activities. It is suggested, among other aspects, the establishment of partnerships and the holding of meetings and events outside the unit to order to establish a closer relationship with the community and reduce the difficulties faced in relation to its location.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectImplementaçãopor
dc.subjectRedespor
dc.subjectInstitutos Federaispor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPublic policieseng
dc.subjectImplementationeng
dc.subjectNetworkseng
dc.subjectFederal Instituteseng
dc.subjectEducationeng
dc.titleAvaliação dos fatores de influência na implementação e no desempenho acadêmico do Câmpus São José dos Campos do IFSPpor
dc.title.alternativeEvaluation of the influence factors in the implementation and academic performance of São José dos Campos campus of IFSPeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Molina, Wagner de Souza Leite
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5939243693407420por
dc.description.resumoA educação está no centro das preocupações do Estado, haja vista seu papel essencial para o desenvolvimento de um país. Nos últimos anos, a política pública que tem se destacado na educação é a criação/transformação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF’s). A criação destas instituições abriu espaço para a discussão dos IF’s enquanto política pública educacional, deixando evidente a necessidade de analisar quão efetiva tem sido a aplicação de tal política. É nesse contexto que se insere a presente pesquisa, que pretende analisar o processo de implementação do Câmpus do Instituto Federal de São Paulo em São José dos Campos. De início, foi feita uma breve revisão bibliográfica sobre os seguintes pontos: políticas públicas e implementação de políticas públicas, sobre o processo histórico de criação dos institutos federais, com destaque para os elementos norteadores deste processo e, sobre as redes e a implementação da política de educação profissional. Em um segundo momento, é apresentado o estudo de caso em si, isto é o processo de implementação do Câmpus São José dos Campos e suas especificidades. Posteriormente, foi feita apresentação e discussão dos dados obtidos por meio da aplicação de questionários e entrevistas. Por fim, foram expostas as considerações finais, com destaque para a constatação de existência de uma baixa interação dos atores do Câmpus com a comunidade externa, fator que pode dificultar o desenvolvimento de suas atividades. Sugere-se, dentre outros aspectos, o estabelecimento de parcerias e a realização de encontros e eventos fora da unidade a fim de estabelecer uma maior aproximação com a comunidade e reduzir as dificuldades enfrentadas com relação a sua localização.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSPpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE UNIDADES EDUCATIVASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::POLITICA E PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAISpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS::ANALISE INSTITUCIONALpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5874646637353861por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record