Mostrar el registro sencillo del ítem
Sondagem de itens de matemática da prova Brasil como instrumento pedagógico na investigação de dificuldades de alunos de 5º ano no município de Boituva/SP
dc.contributor.author | Santos, Markus Pablo Nobre dos | |
dc.date.accessioned | 2018-02-09T11:33:24Z | |
dc.date.available | 2018-02-09T11:33:24Z | |
dc.date.issued | 2017-12-01 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Markus Pablo Nobre dos. Sondagem de itens de matemática da prova Brasil como instrumento pedagógico na investigação de dificuldades de alunos de 5º ano no município de Boituva/SP. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9416. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9416 | |
dc.description.abstract | This quantitative and qualitative research presents as main objective the diagnosis of the difficulties presented by a sample of the 5th year students of the municipality of Boituva/SP in the Mathematics subject based on situations similar to those that are present in the external evaluation denominated Prova Brasil, an important instrument that presents a reading of the Brazilian education. Based on the questionnaires, we drew the profile of these students and their teachers concerning the teaching-learning process. We also elaborated a map of the student's difficulties through the developmental activities done with these students and presented them in this work. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Diagnóstico | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | por |
dc.subject | Prova Brasil | por |
dc.subject | 5º ano | por |
dc.subject | Diagnosis | eng |
dc.subject | Learning | eng |
dc.subject | Mathematics | eng |
dc.subject | 5th year students | eng |
dc.subject | Matemática - Ensino e aprendizagem | por |
dc.subject | Mathematics - Study and teaching | eng |
dc.title | Sondagem de itens de matemática da prova Brasil como instrumento pedagógico na investigação de dificuldades de alunos de 5º ano no município de Boituva/SP | por |
dc.title.alternative | Prova Brasil Mathematics parameters investigation as pedagogical tool to detect fifth graders learning disabilities in Boituva city, São Paulo estate - Brazil | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Venezuela, Antonio Luís | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8722224671269332 | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa, de natureza quantitativa e qualitativa, apresenta como principal objetivo o diagnóstico das dificuldades apresentadas por uma amostra dos alunos de 5º ano do município de Boituva/SP na disciplina de Matemática a partir de situações-problema similares àquelas que estão presentes na avaliação externa denominada Prova Brasil, um importante instrumento que apresenta uma leitura da educação brasileira. A partir da aplicação de questionários, traçamos o perfil destes alunos e seus professores quanto ao processo de ensino-aprendizagem. Já com o desenvolvimento de atividades junto aos alunos, construímos o mapa de suas dificuldades e os apresentamos neste trabalho. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/7925195314136268 | por |