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dc.contributor.authorBelezini, Eduardo Henrique Capelli
dc.date.accessioned2018-02-15T19:29:22Z
dc.date.available2018-02-15T19:29:22Z
dc.date.issued2017-02-20
dc.identifier.citationBELEZINI, Eduardo Henrique Capelli. Andando com os Arara. 2017. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9438.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9438
dc.description.abstractLooking for how to make antropology, I started to construct the text following the pathway, stopping some moments for reflexion about the tracks that were appearing. On the long way to school I found Altamira-PA, and then the Arara from Laranjal, whom I decided to follow, learning with them how to relation on their rhythms and references. Upon the tasks, I saw how to make collectives, joining myself on the relations, I saw leadderships appearing amog the ethics of conduct guided by moralities. Between the new and the old or amid the “good” and the “evil”, the “One” and the multiple seens to be the terms of the relation. Coming back from religious interchanges, now there are Arara that are brother before Christe, problematizing the sociality amid the “good” and the “evil”, between God and the Devil, putting in check the xaman, the leaderships and the xaman system: with which force? Creating the community, beyond the good and the evil, the question is the agency – with the evangelicals missionaries of ALEM, with the evangelicals Waiwai, and with the State. Travelling with the Arara, I have been inserted on the politics and aesthetics relations of this coletive, with whom I walked with, seen about being and the appearance, what involves the “other”. Becoming Ugoro´gmo (we all, us), in the middle of the era of the projects of the Basic Enviromental Plan, in the midst of the evangelicals missionaries, Funai, and the school, they become another? In ugorog´mo way, the question seens to be of the updating, of the restart of sociality, conducted on the generosity ethic, controled by the morality of doing-shame, of exposing the other to the sociality, which contains the Arara subject on a appearance community, that expand on the aldeia space to the ways that are percurssed, which I falled.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectAntropologiapor
dc.subjectArara do Laranjalpor
dc.subjectAltamira (PA)por
dc.subjectÉticapor
dc.titleAndando com os Ararapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Cohn, Clarice
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1714080901123094por
dc.contributor.advisor-co1Teixeira-Pinto, Márnio
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2226412364277514por
dc.description.resumoEm busca de saber como fazer antropologia, fui construindo o texto seguindo o percurso, parando alguns momentos para reflexões sobre os rumos que apareciam. No extenso caminho da escola encontrei Altamira-PA, e depois os Arara do Laranjal, os quais resolvi seguir, aprendendo a com eles me relacionar em seus ritmos e referências. Em meio aos afazeres, vi como se faz coletivos, inserindo-me nas relações, vi surgir lideranças em meio à ética de conduta pautada por moralidades. Entre o novo e o velho ou entre o “bem” e o “mal”, o “Um” e o múltiplo pareciam ser os termos da relação. Voltando de intercâmbios religiosos, agora há Arara que são irmãos perante Cristo, problematizando a socialidade entre o “bem” e o “mal”, entre Deus e o Diabo, colocando em xeque o xamã, as lideranças e o sistema xamânico: com que força? Criando a comunidade, para além do bem e do mal, a questão é o agenciamento – com missionários evangélicos da ALEM, com evangélicos Waiwai, com o Estado. Viajando com os Arara, fui inserido nas relações políticas e estéticas desse coletivo com quem andei junto, vendo sobre o ser e o parecer, que envolve o “outro”. Vir a ser ugoro´gmo (nós todos, a gente), em meio a era dos projetos do Plano Básico Ambiental, em meio aos missionários evangélicos, à Funai, em à escola, tornam-se outro(s)? Nos caminhos de ugorog´mo, a questão parece ser da atualização, de recomeçar a socialidade, pautada na ética da generosidade, controlada pela moralidade no fazer-vergonha, da exposição do outro frente a socialidade, que contém o sujeito Arara numa comunidade de aparência, que se expande do espaço da aldeia para os caminhos que percorrem, os quais, segui.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8212850795472303por


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