dc.contributor.author | Silva, Carlos Henrique da | |
dc.date.accessioned | 2018-02-20T12:31:32Z | |
dc.date.available | 2018-02-20T12:31:32Z | |
dc.date.issued | 2017-03-28 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Carlos Henrique da. A calmaria dos caminhos tortuosos : construção e método do Trivium medieval. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9448. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9448 | |
dc.description.abstract | This dissertation is to analyze the construction and teaching method of the three liberal
arts (grammar, logic and rhetoric) middle age historically known for Trivium. For this
purpose, the dissertation aimed to analyze, at first, historical-philosophical construction
of each of the arts that are part of the method, highlighting its main builders and its
main sources of study throughout the Middle Ages. In a second step, the study sought to
address a specific analysis of the method, highlighting its purpose and its practical
functioning as an educational proposal for a historical period. At this stage, we chose to
highlight the teaching practice of each of the mentioned arts, as well as its relationship
to the organic whole that highlights the method. Finally, the work is a balance between
historical and philosophical construction method and its end result as effective proposal
for human formation, comprising therefore the dialectical unfolding of methodological
construction and its final synthesis. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Educação medieval | por |
dc.subject | Educação clássica | por |
dc.subject | Medieval education | eng |
dc.subject | Classical education | eng |
dc.title | A calmaria dos caminhos tortuosos : construção e método do Trivium medieval | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Bittar, Marisa | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3059723520472948 | por |
dc.description.resumo | A presente dissertação consiste em analisar a construção e o método de ensino das três
artes liberais (Gramática, lógica e retórica) da idade média, historicamente conhecido
por Trivium. Para tal finalidade, a dissertação se propôs a analisar, em um primeiro
momento, a construção histórico-filosófica de cada uma das artes que integram o
método, realçando seus principais preconizadores e suas principais fontes de estudo ao
longo da idade média. Em um segundo momento, o trabalho buscou contemplar uma
análise específica do método, destacando sua finalidade e seu funcionamento prático
enquanto proposta educacional de um período histórico. Nesta etapa, optou-se por
destacar a prática de ensino de cada uma das artes mencionadas, assim como sua relação
com o todo orgânico que destaca o método. Por fim, o trabalho faz um balanço entre a
construção histórico-filosófica do método e seu resultado final enquanto proposta
efetiva de formação humana, compreendendo, portanto, o desenrolar dialético da
construção metodológica e sua síntese final. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9883641100782984 | por |