Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Carlos Henrique da
dc.date.accessioned2018-02-20T12:31:32Z
dc.date.available2018-02-20T12:31:32Z
dc.date.issued2017-03-28
dc.identifier.citationSILVA, Carlos Henrique da. A calmaria dos caminhos tortuosos : construção e método do Trivium medieval. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9448.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9448
dc.description.abstractThis dissertation is to analyze the construction and teaching method of the three liberal arts (grammar, logic and rhetoric) middle age historically known for Trivium. For this purpose, the dissertation aimed to analyze, at first, historical-philosophical construction of each of the arts that are part of the method, highlighting its main builders and its main sources of study throughout the Middle Ages. In a second step, the study sought to address a specific analysis of the method, highlighting its purpose and its practical functioning as an educational proposal for a historical period. At this stage, we chose to highlight the teaching practice of each of the mentioned arts, as well as its relationship to the organic whole that highlights the method. Finally, the work is a balance between historical and philosophical construction method and its end result as effective proposal for human formation, comprising therefore the dialectical unfolding of methodological construction and its final synthesis.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEducação medievalpor
dc.subjectEducação clássicapor
dc.subjectMedieval educationeng
dc.subjectClassical educationeng
dc.titleA calmaria dos caminhos tortuosos : construção e método do Trivium medievalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Bittar, Marisa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3059723520472948por
dc.description.resumoA presente dissertação consiste em analisar a construção e o método de ensino das três artes liberais (Gramática, lógica e retórica) da idade média, historicamente conhecido por Trivium. Para tal finalidade, a dissertação se propôs a analisar, em um primeiro momento, a construção histórico-filosófica de cada uma das artes que integram o método, realçando seus principais preconizadores e suas principais fontes de estudo ao longo da idade média. Em um segundo momento, o trabalho buscou contemplar uma análise específica do método, destacando sua finalidade e seu funcionamento prático enquanto proposta educacional de um período histórico. Nesta etapa, optou-se por destacar a prática de ensino de cada uma das artes mencionadas, assim como sua relação com o todo orgânico que destaca o método. Por fim, o trabalho faz um balanço entre a construção histórico-filosófica do método e seu resultado final enquanto proposta efetiva de formação humana, compreendendo, portanto, o desenrolar dialético da construção metodológica e sua síntese final.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9883641100782984por


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples