Show simple item record

dc.contributor.authorMonteiro, Diana Quirino
dc.date.accessioned2018-03-05T11:56:05Z
dc.date.available2018-03-05T11:56:05Z
dc.date.issued2018-02-20
dc.identifier.citationMONTEIRO, Diana Quirino. Efeito da intervenção educativa grupal em cuidadoras idosas com Comprometimento Cognitivo Leve. 2018. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9501.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9501
dc.description.abstractIntroduction: The performance of cognitive functions is important for the maintenance of autonomy and independence of the elderly. The aging process, conceived as a worldwide phenomenon, encompasses a decline in cognitive functions. Associated with the diagnosis of Mild Cognitive Impairment (MCI), the fact of being a caregiver and the demands of care cause a series of complications that can be prevented, such as depressive symptoms, anxiety and cognitive deficit. Objective: to analyze the efficacy of a group health education program, composed of educational activities and combined with group dynamics, on depressive symptoms, anxiety, global cognition and their domains, and quality of life of elderly caregivers with MCI. Method: This is a quasi-experimental, controlled study in which 13 caregivers participated in the intervention Educação em Saúde (GES) and 11 in the Grupo Controle (GC) in the first half of 2016. They were evaluated before and after the intervention, interspersed between classes and dynamics totaling 20 meetings for 5 months by the following instruments: Addenbrooke's Cognitive Examination-Revised (ACE-R), Questionário de Mudança Cognitiva-22 (QMC-22), Inventário de Ansiedade e Depressão de Beck, WHOQOL-bref quality of life and Escala de Queixa de Memória (EQM). All ethical care was observed during the data collection and analysis process. The Mann-Whitney U tests for independent samples and Fisher's Exact Test to compare the groups (GES and GC) and the Wilcoxon and McNemar Test to evaluate the effects of the intervention were applied. Results: The effectiveness of the intervention on the cognitive domains "attention / orientation" (p = 0.03), "memory" (p = 0.002) and "visuospatial abilities" (p = 0.007) -R (p = 0.002), MEEM (p = 0.02) and on depression symptoms (p = 0.02). In the GC, no effects were observed, with the group remaining the same at the baseline and at the moment after intervention. Conclusion: The results suggest that the group Health Education program has a beneficial effect on symptoms of depression and cognitive abilities in elderly caregivers with MCI.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectCuidadorespor
dc.subjectDisfunção cognitivapor
dc.subjectIdosopor
dc.subjectCogniçãopor
dc.subjectEducação em Saúdepor
dc.subjectCaregiverseng
dc.subjectCognitive dysfunctioneng
dc.subjectAgedeng
dc.subjectCognitioneng
dc.subjectHealth educationeng
dc.titleEfeito da intervenção educativa grupal em cuidadoras idosas com Comprometimento Cognitivo Levepor
dc.title.alternativeEffect of group educational intervention on elderly caregivers with Mild Cognitive Impairmenteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Gratão, Aline Cristina Martins
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7873339343111119por
dc.description.resumoIntrodução: O desempenho das funções cognitivas é importante para a manutenção da autonomia e independência do idoso. O processo de envelhecimento, concebido como um fenômeno mundial, engloba um declínio nas funções cognitivas. Associado ao diagnóstico de Comprometimento Cognitivo Leve (CCL), o fato de ser cuidador e as demandas de cuidados ocasionam uma série de complicações que podem ser prevenidas, como sintomas depressivos, ansiosos e déficit cognitivo. Objetivo: analisar a eficácia de um programa de educação em saúde grupal, composto de atividades educativas e combinado com dinâmicas em grupo, sobre sintomas depressivos, de ansiedade, cognição global e seus domínios e qualidade de vida de cuidadoras idosas com CCL. Método: Trata-se de um estudo quase experimental, controlado do qual participaram 13 cuidadoras no grupo intervenção Educação em Saúde (GES) e 11 no grupo controle (GC) no primeiro semestre de 2016. Foram avaliados antes e após a intervenção, intercalada entre aulas e dinâmicas totalizando 20 encontros, durante 5 meses, pelos seguintes instrumentos: Addenbrooke’s Cognitive Examination-Revised (ACE-R), Questionário de Mudança Cognitiva-22 (QMC-22), Inventário de Depressão e Ansiedade de Beck, WHOQOL-bref (qualidade de vida) e Escala de Queixa de Memória (EQM). Todos os cuidados éticos foram observados durante o processo de coleta e análise dos dados. Os testes U Mann-Whitney para amostras independentes e Teste Exato de Fisher para comparar os grupos (GES e GC) e Teste de Wilcoxon e McNemar para avaliar os efeitos da intervenção foram aplicados. Resultados: encontrou-se eficácia da intervenção sobre os domínios cognitivos “atenção/orientação” (p=0,03), “memória” (p=0,002) e “habilidades visuoespaciais” (p=0,007), além disso na cognição global ACE-R (p=0,002), MEEM (p=0,02) e sobre sintomas de depressão (p=0,02). No GC não foram observados efeitos, tendo o grupo permanecido igual na linha de base e no momento pós intervenção. Conclusão: Os resultados sugerem que o programa de Educação em Saúde grupal tem efeito benéfico sobre sintomas de depressão e habilidades cognitivas em cuidadoras idosas com CCL.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagem - PPGEnfpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpor
dc.description.sponsorshipIdFAPESP: 2014/18896-3por
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5135213835907578por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record