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dc.contributor.authorCury, Joyce Felipe
dc.date.accessioned2018-03-15T19:54:41Z
dc.date.available2018-03-15T19:54:41Z
dc.date.issued2015-05-28
dc.identifier.citationCURY, Joyce Felipe. O documentário de Paulo Gil Soares na Caravana Farkas : vozes, personagens e cultura popular. 2015. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9573.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9573
dc.description.abstractThis research takes a look at the eight documentaries directed by Paulo Gil Soares between 1960 and 1970 in the experience that became known today as Caravana Farkas, all of them made in northeastern Brazil: Memória do cangaço (1965), Erva Bruxa (1969-70), A morte do boi (1970), A mão do homem (1969-70), Jaramataia (1970), O homem de couro (1969-70), Vaquejada (1970) e Frei Damião: trombeta dos aflitos, martelo dos hereges (1970). It´s about short and medium-length films that were inserted in a project which had the intention to “bring Brazil to the Brazilians” – in vogue in the context of the Cinema Novo – and it was attended by filmmakers who experienced a very singular production, in which it is perceived a share political views and, especially, aesthetics and thematic options in the documentary field. By trying to step away from the generalization about that experience, which is sometimes present the literature on Brazilian cinema, we will point out the distinctive features of the eight Paulo Gil Soares movies. It's our purpose to outline the features of this filmmaker's "voice" in Caravana Farkas and thus differentiate him from other directors of the same experience. For this purpose, in the filmic analysis that follow, we will focus in three relevant aspects to the aesthetic and discursive constructions of his documentaries: the activated voices, the way the characters are portrayed and the appropriation from folk culture.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectDocumentário brasileiropor
dc.subjectCaravana Farkaspor
dc.subjectPaulo Gil Soarespor
dc.subjectVozpor
dc.subjectPersonagempor
dc.subjectCultura popularpor
dc.subjectVoiceeng
dc.subjectFolk cultureeng
dc.subjectCharactereng
dc.subjectBrazilian Documentaryeng
dc.titleO documentário de Paulo Gil Soares na Caravana Farkas : vozes, personagens e cultura popularpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Paiva, Samuel José Holanda de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7222933274927263por
dc.description.resumoEsta pesquisa lança um olhar para os oito documentários dirigidos por Paulo Gil Soares entre 1960 e 1970 na experiência hoje conhecida como Caravana Farkas, todos realizados no Nordeste brasileiro: Memória do cangaço (1965), Erva Bruxa (1969-70), A morte do boi (1970), A mão do homem (1969-70), Jaramataia (1970), O homem de couro (1969-70), Vaquejada (1970) e Frei Damião: trombeta dos aflitos, martelo dos hereges (1970). Trata-se de curtas e médias-metragens inseridos num projeto que tinha como intuito “revelar o Brasil aos brasileiros” – em voga no contexto do Cinema Novo –, do qual participaram cineastas que vivenciaram uma experiência de produção bastante singular, na qual percebe-se um compartilhamento de ideias políticas, mas, sobretudo, de opções estéticas e temáticas no campo do documentário. Tentando-nos afastar da generalização acerca dessa experiência, por vezes presente na literatura sobre cinema brasileiro, apontaremos traços distintivos dos oito filmes de Paulo Gil Soares, sendo nosso propósito delinear características da “voz” deste cineasta na Caravana Farkas e, desta forma, diferenciá-lo de outros realizadores da mesma experiência. Para isso, nas análises fílmicas que se sucedem, nos deteremos em três aspectos pertinentes às construções estéticas e discursivas de seus documentários: as vozes acionadas, o modo como os personagens são retratados e as apropriações da cultura popular.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGISpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9910156685854542por


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