Show simple item record

dc.contributor.authorMartins, Maísa Aparecida Ruiz
dc.date.accessioned2018-03-23T14:07:18Z
dc.date.available2018-03-23T14:07:18Z
dc.date.issued2018-02-26
dc.identifier.citationMARTINS, Maísa Aparecida Ruiz. Sentidos atribuídos às relações formativas no âmbito do Programa Professor Aprendiz. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9597.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9597
dc.description.abstractThis research had as objective to know the formative process that is established in the relationship between a regent teacher and a trainee of the Teacher Apprentice Program, in the city of Sorocaba. Specific objectives were defined: to investigate how the participants understand the Teacher Apprentice Program and to understand the meanings attributed to the formative experiences evidenced in this relationship throughout the process. For this, the research was based on historical-dialectical materialism and historical-cultural theory, especially from the concept of meaning for Vygotsky, using as methodological strategies semi-structured interviews, participant observation and recording in field journals . The results indicated that: a) the senses attributed by the regent teacher, as the educating student although they highlight positive aspects, such as the possibility of constructing knowledge about teaching, also point to the absence of time / space for studies and reflections about teaching , configuring itself as a relation of teaching-learning close to the technical rationality; b) the formative relationship investigated presents weaknesses as it is not favored in the discussion, the participation in institutional formative spaces and the accomplishment of joint planning, especially between the two participants; c) there was a deviation from the role of the educating student, demonstrating that their role or function is altered to meet the demands and lack of human resources existing in the school context, and d) no training was offered to the students, educators, teachers and managers by the Secretary of Education, as set out in the official guidelines of said Program. It is concluded that there are difficulties in the implementation of the Teacher Apprentice Program, which points to the need for adaptations and evaluation of its processes, in order to collaborate in the initial and continuous formation of educators.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectEstágio docentepor
dc.subjectRelações formativaspor
dc.subjectTeaching internshipeng
dc.subjectFormative relationseng
dc.subjectInternship programseng
dc.subjectTeachers - In-service trainingeng
dc.subjectProgramas de estágiospor
dc.titleSentidos atribuídos às relações formativas no âmbito do Programa Professor Aprendizpor
dc.title.alternativeSense attributed to the formative relations in the ambit of the Teacher Apprentice Programeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Sant'Ana, Izabella Mendes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7860235863062183por
dc.description.resumoEsta pesquisa teve por objetivo conhecer o processo formativo que se estabelece na relação entre uma professora regente e uma estagiária do Programa Professor Aprendiz, do município de Sorocaba. Como objetivos específicos foram definidos: investigar como as participantes entendem o Programa Professor Aprendiz e compreender os sentidos atribuídos às experiências formativas evidenciadas nesta relação ao longo do processo. Para tanto, a pesquisa pautou-se no Materialismo histórico-dialético e na Teoria Histórico-Cultural, especialmente a partir do conceito de sentido para Vigotski, utilizando como estratégias metodológicas entrevistas semi-estruturadas, a observação-participante e o registro em diários de campo. Os resultados obtidos indicaram que: a) os sentidos atribuídos pela professora regente, como a aluna educadora embora ressaltam aspectos positivos, como a possibilidade de construírem conhecimentos acerca da docência, também apontam para a ausência de tempo/espaço para estudos e reflexões acerca da docência, configurando-se como uma relação de ensino-aprendizagem próxima da racionalidade técnica; b) a relação formativa investigada apresenta fragilidades na medida em que não é favorecida a discussão, a participação em espaços formativos institucionais e a realização de planejamento conjunto, em especial entre as duas participantes; c) houve desvio de função do aluno educador, demonstrando que seu papel ou função é alterada para atender às demandas e à carência de recursos humanos existente no contexto escolar, e d) não foi ofertada formação aos alunos educadores, professores e gestores por parte da Secretaria da Educação, conforme está exposto nas diretrizes oficiais do referido Programa. Conclui-se que existem dificuldades na efetivação do Programa Professor Aprendiz, o que aponta para a necessidade de adequações e avaliação de seus processos visando de fato colaborar para a formação inicial e continuada de educadores.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8169801410886516por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record