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Avaliação da resistência à fadiga e caracterização microestrutural de fios extrudados e forjados da liga AA7050 reciclada por conformação por spray
dc.contributor.author | Salvo, João Guilherme Jacon de | |
dc.date.accessioned | 2018-04-16T17:17:35Z | |
dc.date.available | 2018-04-16T17:17:35Z | |
dc.date.issued | 2016-12-19 | |
dc.identifier.citation | SALVO, João Guilherme Jacon de. Avaliação da resistência à fadiga e caracterização microestrutural de fios extrudados e forjados da liga AA7050 reciclada por conformação por spray. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9757. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9757 | |
dc.description.abstract | High strength 7XXX precipitation hardened aluminum alloys are widely used in aircraft structural components. The machining process applied in the fabrication of these components is a low efficiency process regard ing material utilization, generating a solid waste composed by noble alloy machining chips with great potential of application. However, this material is usually sold as scrap for the secondary aluminum industries, which use it for low performance applications. The present work is a continuation of the effort provided by others researchers, who have been searching a higher value-added destination for this material through its reintroduction as a high quality and high strength final product, whose proprieties are compatible with those provided by the original alloy. Although, traditional foundry practices are unsuitable for this purpose, resulting in a poor quality material. Hence, this study aims to characterize a wire produced by a process route comprising AA7050 machining chips spray forming remelting, followed by extrusion and swaging; resulting in a 2.7 mm diameter wire. The microstructural characterization was carried out by scanning electronic microscope (SEM), transmission electronic microscope (TEM), x-ray diffraction (XRD) and differential scanning calorimetry (DSC). The mechanical properties were evaluated by tensile and fatigue tests. Fracture surface analyses were carried out by SEM. The results allowed correlating wire microstructure, through alloy intermetallics characterization, with its monotonic and cyclic mechanical properties. It was possible to verify the microstructural effects in fracture behavior of the tested wires. The AA7050 alloy wires showed high tensile and fatigue (HCF) strength, with possible applications in power transmission cables and, even, their reintroduction in the aerospace industry. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Al-Zn-Mg-Cu | por |
dc.subject | Conformação por spray | por |
dc.subject | Processamento termomecânico | por |
dc.subject | Microestrutura | por |
dc.subject | Fadiga | por |
dc.subject | Spray forming | eng |
dc.subject | Thermomechanical processing | eng |
dc.subject | Microstructure | eng |
dc.subject | Fatigue | eng |
dc.title | Avaliação da resistência à fadiga e caracterização microestrutural de fios extrudados e forjados da liga AA7050 reciclada por conformação por spray | por |
dc.title.alternative | Fatigue strength evaluation and microstructural characterization of extruded and rotary swaged AA7050 wires recycled by spray forming | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Afonso, Conrado Ramos Moreira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2176215981291453 | por |
dc.description.resumo | Ligas de alumínio da série 7XXX encontram ampla aplicação em componentes estruturais de aeronaves. A usinagem envolvida na fabricação destes componentes é um processo de baixa eficiência no aproveitamento de material, gerando um resíduo sólido composto por uma grande quantidade de cavacos de uma liga nobre e com grande potencial de aplicação. No entanto, esse material é vendido como sucata para indústrias secundárias de alumínio, que a utilizam para produzir bens de baixo valor agregado. Esta dissertação é uma continuidade do trabalho iniciado por outros pesquisadores do grupo, que têm buscado uma destinação de maior valor agregado a essa sucata através da reintrodução da liga como um produto final com propriedades mecânicas elevadas e compatíveis com sua composição química original. Todavia, a reciclagem por rotas convencionais de fundição não é adequada para esse propósito. Dessa forma, a rota de processamento que serviu de base para este trabalho envolveu a refusão de cavacos da liga 7050 por conformação por spray, seguida por extrusão e forjamento rotativo; resultando num fio com diâmetro de 2,7mm. A microestrutura do fio foi caracterizada por uma combinação de microscopia eletrônica de varredura (MEV) e transmissão (MET), aliadas à difração de raios-X (DRX) e à calorimetria diferencial de varredura (DSC). As propriedades mecânicas foram avaliadas através de ensaios de tração e fadiga. A análise das superfícies de fratura foi realizada por MEV. Os resultados permitiram relacionar a microestrutura , através da caracterização dos intermetálicos presentes na liga, com as propriedades mecânicas estáticas e cíclicas do fio. Foi possível verificar a influência da microestrutura no comportamento de fratura do fio. O fio de liga AA7050 produzido a partir de sucata apresentou alta resistência à tração e à fadiga de alto ciclo, com possibilidade de aplicação na fabricação de cabos de transmissão ou, até mesmo, de reintrodução no setor aeroespacial. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais - PPGCEM | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA::METALURGIA DE TRANSFORMACAO::CONFORMACAO MECANICA | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA::METALURGIA DE TRANSFORMACAO::FUNDICAO | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA::METALURGIA DE TRANSFORMACAO::TRATAMENTO TERMICOS, MECANICOS E QUIMICOS | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA::METALURGIA FISICA::ESTRUTURA DOS METAIS E LIGAS | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA::METALURGIA FISICA::PROPRIEDADES MECANICAS DOS METAIS E LIGAS | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA::METALURGIA FISICA::TRANSFORMACAO DE FASES | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9667376368636895 | por |