dc.contributor.author | Mazzini, Amanda Rosasco | |
dc.date.accessioned | 2018-05-14T13:46:48Z | |
dc.date.available | 2018-05-14T13:46:48Z | |
dc.date.issued | 2018-03-05 | |
dc.identifier.citation | MAZZINI, Amanda Rosasco. Assista outra vez: uma revisitação dos contos de fadas através de A Bela Adormecida (1959) e Malévola (2014). 2018. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9985. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9985 | |
dc.description.abstract | The dissertation proposes a revisitation of the oral and literary fairy tales’ tradition that gave rise to the movies Sleeping Beauty (Clyde Geronimi, 1959) and Maleficent (Robert Stromberg, 2014), produced by Walt Disney Pictures. The objective is to make a historical retrospective of fairy tales’ origins, going through the medieval moment, through literature, painting, and comparing with the movies’ moment of mass communication. This path through the arts culminates in an analysis of each film, seeking its modes of address, the implications of the filmic text regarding the audience, and the artistic references prior to the movies. The main researchers of fairy tales used here are Bruno Bettelheim, Elizabeth Harries, Maria Cristina Martins, Vladimir Propp, Maria Tatar, Marina Warner and Jack Zipes. Gathering the connection between the films and the fairy tales’ tradition brings a different look at Disney, understanding to what extent the production company is a continuation of fairy tales’ canon. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Cinema | por |
dc.subject | Contos de fadas | por |
dc.subject | Análise fílmica | por |
dc.subject | Revisitação | por |
dc.subject | Disney | eng |
dc.subject | Film studies | eng |
dc.subject | Fairy tales | eng |
dc.subject | Revisitation | eng |
dc.subject | Film analysis | eng |
dc.title | Assista outra vez: uma revisitação dos contos de fadas através de A Bela Adormecida (1959) e Malévola (2014) | por |
dc.title.alternative | Watch it again: revisiting fairy tales through Sleeping Beauty (1959) and Maleficent (2014) | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Costa, Flávia Cesarino | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1653890782950111 | por |
dc.description.resumo | A dissertação propõe uma revisitação da tradição dos contos de fadas orais e literários que deram origem aos filmes A Bela Adormecida (Sleeping Beauty, Clyde Geronimi, 1959) e Malévola (Maleficent, Robert Stromberg, 2014), produzidos pela Walt Disney Pictures. O objetivo é fazer um retrospecto histórico das origens dos contos de fadas, que passa pelo momento medieval, pela literatura, pintura, comparando com o momento de comunicação de massa dos filmes. Esse caminho pelas artes culmina em uma análise de cada filme, buscando suas estratégias de endereçamento, as implicações do texto fílmico em relação a audiência, e as referências artísticas anteriores às obras. Os principais pesquisadores de contos de fadas trabalhados são Bruno Bettelheim, Elizabeth Harries, Maria Cristina Martins, Vladimir Propp, Maria Tatar, Marina Warner e Jack Zipes. Recolher a conexão entre os filmes e a tradição dos contos de fadas traz um outro olhar para a Disney, que compreende em que medida ela é uma continuação do cânone dos contos de fadas. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGIS | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: 1604655 | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9462265723148647 | por |