Browsing by Author "Farias, José Vilani de"
Now showing items 1-4 of 4
-
Estratégias de Consagração e de Valorização da Matemática por meio da OBMEP:
Neto, João Alves de Souza; Vilela, Denise Silva; Farias, José Vilani de (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/08/2022)Neste artigo apresentamos alguns resultados de pesquisa sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP. Trata-se da maior olimpíada de Matemática do mundo, promovida e organizada por matemáticos ... -
O curso de mestrado profissional em matemática em rede nacional à luz da teoria de Bourdieu: tensões entre matemática acadêmica e matemática escolar
Farias, José Vilani de; Vilela, Denise Silva (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 15/03/2017)O objeto de análise deste artigo é o curso de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, PROFMAT, especificamente quanto à sua matriz curricular nas três diferentes versões que se sucederam à sua implantação, ... -
Estratégias de consagração e de valorização da matemática por meio da OBMEP
Souza Neto, João Alves de; Vilela, Denise Silva; Farias, José Vilani de (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/05/2022)Neste artigo apresentamos alguns resultados de pesquisa sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP. Trata-se da maior olimpíada de Matemática do mundo, promovida e organizada por matemáticos ... -
O PROFMAT e as relações distintivas no campo da matemática
Farias, José Vilani de (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 10/02/2017)Several national and international studies have addressed the teacher training model in the past decades. A large number of educators, including mathematics teachers, have focused on the theme of mathematics teacher training ...