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dc.contributor.authorPena, Gisele Moreira
dc.date.accessioned2018-07-16T17:50:02Z
dc.date.available2018-07-16T17:50:02Z
dc.date.issued2018-02-27
dc.identifier.citationPENA, Gisele Moreira. Oscilação postural na condição de dupla tarefa durante atividade sentado para de pé em crianças e adolescentes com síndrome de down. 2018. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10287.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10287
dc.description.abstractActivities of daily living commonly require that different tasks be done simultaneously, which is known as dual tasking. For an efficient integration of those tasks, integrity of the organic systems is necessary, especially for postural adjustments to occur. This may not happen in some health conditions that affect neuromuscular control. With this premise, the first study titled "Dual task activity in children with neuromotor dysfunctions - systematic review" was undertaken. This study aimed to systematically review the literature on the effects of dual tasks in children and adolescents with neuromotor dysfunctions. It also aimed to identify the methods used and to evaluate the methodological quality of the studies. We found that the addition of a secondary task impairs the performance of the primary task, independently of the neuromotor dysfunction; the same happens in control groups. Most of the studies assessed children during gait, and no other functional mobility activities, such as the sit-to-stand (ST-DP), were investigated. Considering the importance of this activity to functionality, as well as the high biomechanical demand it places, children with neuromotor dysfunctions may have difficulties to associate attentional and motor demands during the activity. One dysfunction of high incidence, but that has received little attention regarding these aspects is Down syndrome. This finding motivated the second study: "Influence of dual task on sitting to standing activity in children and adolescents with Down syndrome". The aim of this study was to verify the influence of dual motor tasks on postural oscillation of children and adolescents with DS while performing ST-DP activity, in comparison with typical children. The study showed that children and adolescents with DS have higher postural oscillation compared to their typical peers, and smaller oscillations during dual tasks when compared to each other. These results indicate that the greater attention and motor demands of dual tasks seems to cause freezing of degrees of freedom. This may be a strategy for suppressing neuromuscular deficits and maintaining body stability. Thus, more studies with this population and applying the dual task paradigm are necessary. Also, therapeutic practices should train both isolated and dual tasks, seeking to automate these activities, and to decrease the functional impairments caused by the syndrome.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectDupla tarefapor
dc.subjectOscilação posturalpor
dc.subjectSíndrome de Downpor
dc.titleOscilação postural na condição de dupla tarefa durante atividade sentado para de pé em crianças e adolescentes com síndrome de downpor
dc.title.alternativePostural oscillation in the dual task condition during sitting to standing activity in children and adolescents with down syndromeeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Rocha, Nelci Adriana Cicuto Ferreira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2035754554780009por
dc.contributor.advisor-co1Campos, Ana Carolina de
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5292093208120940por
dc.description.resumoAs atividades de vida diária comumente exigem que diferentes tarefas sejam feitas de maneira simultânea, o que constitui a dupla tarefa. Para que a integração de tarefas seja realizada de maneira eficiente, é necessário integridade dos sistemas orgânicos, especialmente para que ajustes posturais ocorram. Isso pode não ocorrer em algumas condições de saúde que afetam o controle neuromuscular. Com essa premissa desenvolveu-se o primeiro estudo “Atividade de dupla tarefa em crianças com disfunções neuromotoras – revisão sistemática”. Esse estudo teve como objetivo fazer um levantamento sistemático da literatura sobre os efeitos de dupla tarefa em crianças e adolescentes com disfunções neuromotoras. Visou identificar ainda, os métodos empregados e avaliar a qualidade metodológica dos estudos. Constatou-se que o acréscimo de uma tarefa secundária resulta em prejuízo na tarefa primária avaliada, independentemente da disfunção neuromotora apresentada, e também nos grupos controle. A maioria dos estudos avaliou crianças durante a execução da marcha, não sendo encontrado nenhum estudo que avaliasse outra atividade de mobilidade funcional, como a atividade de passar de sentado para em pé (ST-DP). Considerando a importância dessa atividade para a funcionalidade do indivíduo, bem como a grande demanda biomecânica da mesma, é possível que crianças com disfunções neuromotoras tenham dificuldades de associar a demanda atencional da dupla tarefa, com a demanda motora da atividade ST-DP. Uma disfunção neuromotora de grande incidência, porém que tem sido pouco estudada quanto a estes aspectos é a síndrome de Down. Desta forma, o segundo estudo realizado foi intitulado “Influência da dupla tarefa na atividade sentado para de pé em crianças e adolescentes com síndrome de Down”. Objetivou-se verificar a influência da dupla tarefa motora na oscilação postural de crianças e adolescentes com SD ao realizar a atividade ST-DP, comparando-as com crianças típicas. O estudo permitiu observar que as crianças e adolescentes com SD apresentam maiores valores de oscilação postural comparados aos seus pares típicos, e menores oscilações ao realizarem duplas tarefas, quando comparadas entre si. Tais resultados indicam que maior demanda atencional e motora da dupla tarefa parece conduzir ao congelamento de graus de liberdade. Essa pode ser uma estratégia para suprir os déficits neuromusculares e manter a estabilidade corporal. Assim, destaca-se a necessidade de realizar-se mais estudos com essa população aplicando o paradigma da dupla tarefa, além de investir-se em práticas terapêuticas que visem treinar tanto as tarefas de maneira isoladas, quanto de maneira conjunta, buscando automatizar cada vez mais essas atividades, e diminuir os prejuízos motores acarretados pelas síndrome.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Fisioterapia - PPGFtpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6976090408442164por


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