Show simple item record

dc.contributor.authorBusana, Pedro Rodrigues
dc.date.accessioned2018-09-03T14:17:38Z
dc.date.available2018-09-03T14:17:38Z
dc.date.issued2018-05-07
dc.identifier.citationBUSANA, Pedro Rodrigues. Processo de Produção de Ilustração Biológica para Conservação de Megaxenarthra: Myrmecophaga tridactyla (Linneaus, 1758) e Priodontes maximus (Kerr, 1792). 2018. Dissertação (Mestrado em Conservação da Fauna) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10422.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10422
dc.description.abstractBiological illustration is a tool of graphic representation of phenomena and components of the Biological Sciencesthat is considered to be part of scientific illustration. In addition to its already well-known use in taxonomy, paleontology and medical sciensces, it can be applied in the elaboration of materials for scientific dissemination and environmental education, being an important ally for conservation biology. This work aimed to answer the question "how can illustration help endangered species?", using as a model Myrmecophaga tridactyla (Linnaeus, 1758) and Priodontes maximus (Kerr, 1792), both considered vulnerable species according to the IUCN. Asurvey gathering reference material for each species (photographs, illustrations and videos) was initially carried out. Animals were also observed at zoos, breeding grounds and at their natural environment). Andsemi-structured interviews with specialists in each species(biologists, veterinarians, zootechnicians and keepers) was also used to collect data. The valuation of the opinions of different professionals directed the content to be illustrated critically, focusing on issues related to habitat loss, unique morphology representation and description of the behavioral aspects related to both parental care and self-maintenance. The drawings were made using realistic techniqueswith bothpencil on paper and digital painting, aiming at the general public as the target audience. In the future these drawings will be made available to the institutions participating in this study and used on books, signs and other didactic materials to be usedin environmental education and conservation of the species portrayed. The use of interviews and direct observations to guide illustration based science communication proved to be decisive in creatinga contemplative link of the researcher with its organisms of study, avoiding distortions of the speech or of the nature of the animals.We hope with this to shorten the gap between the knowledge produced by the scientific community and the society in general and to enhance the participation of scientific illustrations in conservation biology.eng
dc.description.sponsorshipOutrapor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectIlustração científicapor
dc.subjectConservação in situ/ex situpor
dc.subjectTamanduá-bandeirapor
dc.subjectTatu-canastrapor
dc.subjectScientific illustrationeng
dc.subjectIn situ/ex situ conservationeng
dc.subjectGiant anteatereng
dc.subjectGiant armadilloeng
dc.titleProcesso de Produção de Ilustração Biológica para Conservação de Megaxenarthra: Myrmecophaga tridactyla (Linneaus, 1758) e Priodontes maximus (Kerr, 1792)por
dc.title.alternativeProduction process of Biological Illustration for Megaxenarthra conservation: Myrmecophaga tridactyla (Linneaus, 1758) and Priodontes maximus (Kerr, 1792)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Schlindwein, Marcelo Nivert
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9690898537150950por
dc.contributor.advisor-co1Desbiez, Arnaud Léonard Jean
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1343726040328032por
dc.description.resumoEsse trabalho visa responder à pergunta “como a ilustração pode auxiliar na conservação de uma espécie”, utilizando como organismos modelo Myrmecophaga tridactyla (Linnaeus, 1758) e Priodontes maximus (Kerr, 1792), ambos Xenarthra de grande porte nativos da fauna brasileira e atualmente considerados como vulneráveis internacionalmente. Considerada parte da ilustração científica, a ilustração biológica é uma ferramenta de representação gráfica de fenômenos e componentes da área das Ciências Biológicas. Além do seu uso já conhecido na taxonomia, paleontologia e anato-fisiologia, pode se aplicar na elaboração de materiais para divulgação científica e educação ambiental, sendo uma aliada da biologia da conservação. A metodologia do trabalho foi baseada em a) levantamento do material de referência de cada espécie (fotografias, ilustrações e vídeos) b) observação dos animais ao vivo (em visitas a zoológicos, criadouros e seu no ambiente natural) e c) aplicação de entrevistas semiestruturadas com profissionais que lidam com estes organismos (biólogos, veterinários, zootecnistas e tratadores). Foram levantados materiais gráficos e artigos relacionados a espécie desde o século XVI até os dias de hoje, juntamente com 31 profissionais entrevistados no total e 10 instituições visitadas, cuja análise que gerou 45 desenhos (35 para Myrmecophaga tridactyla e 10 para Priodontes maximus). Os desenhos foram confeccionados com traços realistas e utilizando técnica mista (lápis sobre o papel e pintura digital), tendo como público alvo a população em geral e futuramente sendo disponibilizados para instituições participantes do estudo para serem usadas em prol de atividades conservacionistas. Parte do resultado levantou opiniões de diferentes profissionais e garantiu que o conteúdo ilustrado fosse bem fundamento, havendo um enfoque para questões relacionadas a perda de habitat, morfologia única e aspectos comportamentais ligados tanto ao cuidado parental, quanto para automanutenção e defesa. A pesquisa em divulgação científica utilizando ilustrações direcionadas por entrevistas e observações diretas se mostrou decisiva para criar um elo contemplativo do pesquisador com as espécies modelo do estudo, evitando distorções da fala dos profissionais e da natureza dos animais.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Conservação da Fauna - PPGCFaupor
dc.subject.cnpqCIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL::CONSERVACAO DA NATUREZA::CONSERVACAO DE AREAS SILVESTRESpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA::ZOOLOGIA APLICADA::CONSERVACAO DAS ESPECIES ANIMAISpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6097865204103937por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record