dc.contributor.author | Alcantara, Anayra Giacomelli Lamas | |
dc.date.accessioned | 2018-09-26T14:09:18Z | |
dc.date.available | 2018-09-26T14:09:18Z | |
dc.date.issued | 2018-07-20 | |
dc.identifier.citation | ALCANTARA, Anayra Giacomelli Lamas. Sensibilização para a conservação das águas subterrâneas: um estudo em áreas de recarga do Aquífero Guarani em bacias hidrográficas no Estado de São Paulo. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10510. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10510 | |
dc.description.abstract | Groundwater is one of the most important fresh water's sources available for human consumption. However, they are largely unknown, probably due to distortions in environmental perception, since it is hidden under the surface. Moreover, there are few initiatives to conserve the groundwater, as well as studies focused on sensitization, perception and comprehension of the processes involving this important resource. In this way, the research had the objective of investigating the sensitization processes aimed at the conservation of these waters, focusing on Pardo's Watershed Management Units (UGRHI-04) and Tiete-Jacaré Watershed (UGRHI-13), both strategic for conservation actions of the Guarani Aquifer System (SAG). In order to do that, this exploratory research was divided in the following stages: theoretical basement through systematic bibliographical review; survey, categorization and analysis of materials and didactic resources on the subject; compilation of directives and guiding essential principles for the development of future materials that facilitate the perception and knowledge of the aquifer systems and the sensitization of the users, made from a participatory approach with the research collaborators; development, application and evaluation of an sensitization experience for the conservation of groundwater, focused on the reality of the studied UGRHIs, together with the research collaborators. The results evidenced the expressiveness of materials and didactic resources on the subject matter in the studied areas, making available the existing resources and the opportunities for improvement of these materials. Based on the contribution of experts in the field, the guidelines suggested in this research point to the importance of the elaboration of resources with technical quality in relation to textual and graphic contents, and that are interactive, creative, engaging, inclusive and directed to the local, contextualized and problematized. The experience developed was effective to facilitate the perception and sensitization of the participant, according to the evaluation of the employees, constituting a possibility to be used by those who wish to act in the field of awareness. With this, the research contributes to the increase of knowledge and provides new research opportunities in this area. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Sensibilização ambiental | por |
dc.subject | Água subterrânea | por |
dc.subject | Aquífero Guarani | por |
dc.subject | Environmental sensitization | eng |
dc.subject | Groundwater | eng |
dc.subject | Guarani Aquifer | eng |
dc.title | Sensibilização para a conservação das águas subterrâneas: um estudo em áreas de recarga do Aquífero Guarani em bacias hidrográficas no Estado de São Paulo | por |
dc.title.alternative | Sensitization to groundwater conservation: a study on recharge areas of the Guarani Aquifer in watersheds in the State of São Paulo | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Hanai, Frederico Yuri | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7651828454575175 | por |
dc.description.resumo | As águas subterrâneas representam uma das principais fontes de água doce disponíveis para o consumo da humanidade. Apesar disso, são amplamente desconhecidas, fato que pode estar relacionado às distorções na percepção ambiental causada pela não-visibilidade desta água. Poucas são as iniciativas que visam contemplar a conservação da água subterrânea e mais raros são os trabalhos e estudos voltados à sensibilização, à percepção e à compreensão pela população dos processos que envolvem esse importante recurso. Dessa forma, a pesquisa teve o objetivo de investigar os processos de sensibilização voltados à conservação destas águas, com enfoque nas Unidades de Gerenciamento de Bacias Hidrográficas do Pardo (UGRHI-04) e do Tietê/Jacaré (UGRHI-13), estratégicas no tocante às ações de conservação do Aquífero Guarani. Para tanto, esta pesquisa de caráter exploratório foi dividida nas seguintes etapas: embasamento teórico construído a partir de revisão bibliográfica sistemática; levantamento, categorização e análise dos materiais e recursos didáticos sobre a temática; compilação de diretrizes e princípios norteadores essenciais para o desenvolvimento de futuros materiais que favoreçam a percepção e o conhecimento dos sistemas aquíferos e a sensibilização dos usuários, realizada a partir de abordagem participativa junto a colaboradores da pesquisa; desenvolvimento, aplicação e avaliação de uma vivência de sensibilização para a conservação das águas subterrâneas, voltada à realidade das UGRHIs estudadas, junto a colaboradores da pesquisa. Os resultados encontrados evidenciaram a pouca expressividade de materiais e recursos didáticos existentes sobre a temática nas áreas estudadas, disponibilizando os recursos localizados e as oportunidades de melhoria de tais materiais. A partir da contribuição de especialistas na área, as diretrizes sugeridas neste trabalho apontam para a importância da elaboração de recursos com qualidade técnica em relação aos conteúdos textuais e gráficos, e de que sejam interativos, criativos, envolventes, inclusivos e direcionados à realidade local, contextualizados e problematizados. A vivência desenvolvida mostrou-se efetiva para facilitar a percepção e a sensibilização do participante, de acordo com a avaliação dos colaboradores, constituindo uma possibilidade de recurso a ser utilizado por aqueles que desejam atuar no campo da sensibilização. Com isso, esta pesquisa contribui para o acréscimo de conhecimento e proporciona novas oportunidades de pesquisas nesta relevante área. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais - PPGCAm | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL::CONSERVACAO DA NATUREZA::CONSERVACAO DE BACIAS HIDROGRAFICAS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA::HIDROGEOLOGIA | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::RECURSOS HIDRICOS::AGUAS SUBTERRANEAS E POCOS PROFUNDOS | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1565963325417191 | por |