dc.contributor.author | Silvério, Samuel Hernandes | |
dc.date.accessioned | 2018-10-10T13:18:51Z | |
dc.date.available | 2018-10-10T13:18:51Z | |
dc.date.issued | 2018-03-23 | |
dc.identifier.citation | SILVÉRIO, Samuel Hernandes. Friction surfacing of aluminum alloy 5083-H112 over AA 2024-T3. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10567. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10567 | |
dc.description.abstract | Friction surfacing (FS) is an advanced solid-state process in surface modification with increasing applications in reclaiming worn parts, hardfacing and corrosion protection. It is considered a derivation of the friction stir welding process, keeping many benefits of the primary process such as: solid phase, forged microstructure and excellent metallurgical bond. As no melting takes place, the process allows dissimilar joining of materials while avoiding several fusion related problems. The present study addresses the deposition of AA5083-H112 coatings over AA2024-T3 substrates, focusing on the influence of the thermo-mechanical process in the mechanical properties and geometry of the deposits. A performance and geometric analysis of the depositions are also presented. Sound aluminum coatings were produced; plastic deformation and heat generation promotes a dynamic recrystallization of the anisotropic consumable rod, resulting in a fine and homogeneous deposit, free of any previous deformation. The coating presented an increase in ultimate tensile strength and failure deformation of 9% and 6%, respectively. Deposition efficiency between 25 and 50% were obtained, with a maximum of 48% average efficiency observed with 800RPM, 12kN and 16mm/s. | eng |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | por |
dc.language.iso | eng | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Deposição por fricção | por |
dc.subject | AA 5083 | por |
dc.subject | AA 2024 | por |
dc.subject | Friction surfacing | eng |
dc.subject | Solid state | eng |
dc.subject | Aluminium | eng |
dc.subject | AA 5083 | eng |
dc.subject | AA 2024 | eng |
dc.title | Friction surfacing of aluminum alloy 5083-H112 over AA 2024-T3 | eng |
dc.title.alternative | Deposição por fricção de AA 5083-H112 sobre AA 2024-T3 | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Alcântara, Nelson Guedes de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3123107570992184 | por |
dc.description.resumo | Deposição por fricção de AA 5083-H112 sobre AA 2024-T3
A deposição por fricção (FS) é um avançado processo de modificação da superfície no estado sólido, com aplicações crescentes na recuperação de peças desgastadas, proteção contra corrosão e revestimento. É considerada uma derivação do processo de soldagem por fricção, mantendo muitos benefícios do processo primário, tais como: fase sólida, microestrutura forjada e excelente ligação metalúrgica. Como não ocorre fusão dos materiais envolvidos, o processo permite a união dissimilar de materiais, evitando vários problemas relacionados com a fusão. O presente estudo aborda a deposição da liga de alumínio 5083-H112 sobre substratos AA2024-T3, estudando sua viabilidade técnica e focando na influência do processo termomecânico nas propriedades mecânicas e geometria dos depósitos. Também são apresentados uma análise de desempenho e geométrica das soldas. A deposição das ligas foi realizada com sucesso. A deformação plástica e a geração de calor promovem uma recristalização dinâmica da até então estrutura anisotrópica do bastão consumível, resultando num depósito com microestrutura fina e homogênea, livre de qualquer deformação anterior. O depósito apresentou um aumento na resistência à tração e à deformação de ruptura de 9% e 6%, respectivamente. A eficiência de deposição obtida foi entre 25 e 50%, com um máximo de 48% de eficiência média observada com 800 RPM de velocidade rotacional, 12 kN de forca axial e 16 mm/s de velocidade transversal. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais - PPGCEM | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA::METALURGIA DE TRANSFORMACAO::SOLDAGEM | por |
dc.description.sponsorshipId | CNPq: 155317/2014-8 | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/6403909108828767 | por |