dc.contributor.author | Ferrari, Maíra Miller | |
dc.date.accessioned | 2018-10-15T19:02:39Z | |
dc.date.available | 2018-10-15T19:02:39Z | |
dc.date.issued | 2018-08-14 | |
dc.identifier.citation | FERRARI, Maíra Miller. Na semente já existe um baobá: capoeira, educação e transformação socioambiental. 2018. Tese (Doutorado em Ciências Ambientais) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10579. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10579 | |
dc.description.abstract | Every social experience produces and reproduces knowledge, this circle of actions
presupposes one or more epistemologies. Considering the current social-economic crisis it is
essential to rethink the knowledge process and its connection with the reality consisted of the
knowledgeable subject and the sensible object. On this matter, this thesis questions. For what reason
has the hegemonic epistemology eliminated the cultural and political contexts of knowledge
production and reproduction from its reflections? What are the consequences of this
decontextualization?Are other epistemologies possible today?How to build knowledge despite the
european thinking monopoly? Which are the possible contributions of Capoeira to establish other
epistemologies valuing brazilian social and environmental reality and transforming it? We’ve tried to
identify how capoeira, as a afro-brazilian social practice, can engender emancipatory educative
processes which will contribute to the development of sustainable societies. A field research was
developed at the Kilombo Tenendé, a capoeira angola a nd permaculture center, coordinated by
master Cobra Mansa and located in the city of Valença in Bahia State. Also at the Corrégo do Mel a
research center of education, health and sustainability through capoeira angola , permaculture and
spagyric, which is coordinated by master Índio a nd located in the São Gonçalo do Rio das Pedras, in
Minas Gerais state. And finally at the Associação de Capuêra Angola Paraguassú, c oordinated by
master Jaime from Mar Grande in Itaparica island, in the Bahia state. The results, analyses, and
developments of the research are presented in the II part of this work through articles. The
investigation is guided by the critical communicative methodology grounded in Paulo Freire’s and
Junger Haberman’s theories. Guided by dialogue and assessments the work is a process built
collectively by the researcher and all individuals involved in the researched contexts. Beyond
observation, interpretation, description, and comprehension of the social and environmental reality
we sought to transform it. We identified in the Capoeira universe educative processes grounded on
the afro – brazilian knowledge diversity, therefore those are emancipatory processes since they
arouse reflections on consumption, ethnic-racial relations, folk wisdom, food production, ancestral
heritage, etc. Thus, these educative processes grounded in african epistemologies are fundamental
to the intentionality and intelligibility of socially fair and environmentally sustainable societies. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Capoeira | por |
dc.subject | Práticas sociais afro-brasileiras | por |
dc.subject | Quilombo | por |
dc.subject | Processos educativos | por |
dc.subject | Epistemologias | por |
dc.subject | Afro-brazilian social practices | eng |
dc.subject | Educative process | eng |
dc.subject | Epistemologies | eng |
dc.title | Na semente já existe um baobá: capoeira, educação e transformação socioambiental | por |
dc.title.alternative | Inside the seed there is already a Baobab: Capoeira, education and socioenvironmental transformations | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Logarezzi, Amadeu José Montagnini | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6153358744019882 | por |
dc.description.resumo | Toda experiência social produz e reproduz conhecimento e, ao fazê-lo, pressupõe uma ou
mais epistemologias, ainda que não intencional ou conscientemente. Na atual crise socioambiental é
fundamental repensarmos o processo de conhecimento e suas conexões com o real constituído pelo
sujeito que conhece e pelo objeto cognoscível. Nesse sentido, esta tese parte das seguintes
questões: por que razão a epistemologia hegemônica eliminou de sua reflexão o contexto cultural e
político da produção e reprodução do conhecimento? Quais foram as consequências de uma tal
descontextualização? São hoje possíveis outras epistemologias? Como construir conhecimento para
além da influência monopolizadora do pensamento europeu? Quais seriam as possíveis
contribuições da capoeira na construção de outras epistemologias de modo a valorizar os aspectos
socioambientais da realidade brasileira e a implicar sua transformação? Buscamos identificar como a
capoeira, enquanto prática social afro-brasileira, pode engendrar processos educativos
emancipatórios que contribuam com a transição para sociedades sustentáveis. Desenvolvemos nossa
pesquisa de campo no Kilombo Tenondé, que é um centro de capoeira angola e permacultura,
coordenado pelo mestre Cobra Mansa e localizado no município de Valença/BA, no Córrego do Mel,
que é um centro de pesquisa em educação, saúde e sustentabilidade por meio da capoeira angola,
da permacultura e da espagiria, coordenado pelo mestre Índio e localizado em São Gonçalo do Rio
das Pedras-MG, e também na Associação de Capuêra Angola Paraguassú, coordenada pelo mestre
Jaime de Mar Grande, e localizada na Ilha de Itaparica - Gamboa/BA. Os resultados, as análises e os
desdobramentos realizados estão apresentados na parte II desta tese através de artigos. A
investigação foi realizada com a orientação da metodologia comunicativo-crítica, que se baseia nos
conhecimentos de Paulo Freire e Jurgen Habermas. Pautado no diálogo e na crítica, este trabalho é
um processo construído coletivamente entre a pesquisadora e as pessoas dos contextos
pesquisados. Além da observação, interpretação, descrição e compreensão da realidade
socioambiental, buscamos também sua transformação. Identificamos que há, no universo da
capoeira, processos educativos pautados na diversidade de saberes afro-brasileiros e que esses
processos são emancipatórios, uma vez que suscitam reflexões sobre o consumo, as relações
étnico-raciais, a produção de alimentos, a sabedoria popular, a ancestralidade etc., criando
condições para a busca de transformações socioambientais em diferentes dimensões. Assim, esses
processos educativos pautados em epistemologias africanas se mostraram fundamentais para a
intencionalidade e a inteligibilidade de sociedades socialmente justas e sustentáveis. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais - PPGCAm | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: Código de financiamento 001 | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/6412888658400402 | por |