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dc.contributor.authorMigliore, Gabriel Moreira
dc.date.accessioned2019-01-08T19:24:00Z
dc.date.available2019-01-08T19:24:00Z
dc.date.issued2018-08-30
dc.identifier.citationMIGLIORE, Gabriel Moreira. Viabilidade de uso de cordoalha de aço CP-210 RB em viga pré-moldada para pontes. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10823.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10823
dc.description.abstractThis work aims to document the production process and characteristics of the new Brazilian prestressing steel CP-210 RB, as well as evaluating its use viability and to indicate design guidelines for the application in the design of precast prestressed concrete beam bridges. In this thesis, numerical examples of the design of isostatic reinforced beam are presented considering the use of conventional passive reinforcement and prestessed concrete using either CP-190 RB and CP-210 RB steels. Design procedures consider both full and limited prestessing specifications. Typical, design details are also considered. Comparative studies of materials and execution procedures are considered assessing the bridge deck, designed with several girder beams, for execution of the prestressed or reinforced precast beams. The number of girders and the deck width were determined according to the DER-SP specification for road bridges and overpasses. The beam height varies according to the span length. Designs assessed both the Service Limit State and the Ultimate Limit State considering each construction system. From the analysis results, trend lines were determined indicating the class 450 isostatic precast beams for road bridges production cost, with deck width of 14 m and nominal length from 20 to 35 m, considering solutions in reinforced concrete and CP-190 RB and CP-210 RB prestressed concrete options. With the trend lines, it was possible to determine that bridge or overpass for deck structure with lengths greater than 22 m are economically viable with the use of precast prestressed girders using the new Brazilian CP-210 RB steel. This work also presents, for each chosen construction system, the equations to determine the production cost of precast girder as a function of the nominal length of the deck structure and according to the production items unit costs: concrete, formwork, CA-50 steel, CP-190 steel, CP-210 steel and anchorages. The results show that the anchorage cost represents about 15% to 20% of the total production cost of the prestressed beam, beings this cost higher than the concrete and formwork costs in the case of full prestressing. The relative cost of the anchorage decreases with increasing the nominal length of the deck structure.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectConcreto protendidopor
dc.subjectAço CP-210por
dc.subjectLongarina pré-moldadapor
dc.subjectPonteseng
dc.subjectPrestressed concreteeng
dc.subjectGrade 300 steel strandeng
dc.subjectPrecast girdereng
dc.subjectBridgeseng
dc.titleViabilidade de uso de cordoalha de aço CP-210 RB em viga pré-moldada para pontespor
dc.title.alternativeViability of using CP-210 RB steel strand in precast girder bridgeseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Parsekian, Guilherme Aris
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7798651726059215por
dc.description.resumoEste trabalho visa documentar o processo de produção e as características do novo aço brasileiro de protensão CP-210 RB, bem como avaliar a viabilidade e indicar diretrizes de projeto para aplicação em obras de pontes e de viadutos com viga pré-moldada protendida. Neste estudo são apresentados exemplos numéricos de dimensionamento de viga isostática armada com uso de armadura passiva convencional e de viga isostática protendida com uso de armadura ativa com uso de aço CP-190 RB e CP-210 RB, para as situações com protensão completa e limitada, bem como detalhes típicos de projeto. Foram realizados estudos de comparação de consumos de materiais e serviços para a execução de vigas pré-moldadas armadas e protendidas, para os tabuleiros em estudo, onde foram fixados a quantidade de longarinas isostáticas e a largura do tabuleiro de pontes/viadutos rodoviários segundo padrão do DER-SP e foi variável apenas a altura da seção transversal da longarina em função do comprimento nominal do tabuleiro, de modo a atender as condições de projeto no ELS (Estado Limite de Serviço) e no ELU (Estado Limite Último) para cada sistema construtivo escolhido. A partir da análise foram determinadas linhas de tendência com os custos de produção de vigas isostáticas pré-moldadas para pontes rodoviárias, classe 450, com tabuleiro de largura nominal de 14 m e comprimento nominal de 20 a 35 m, para as soluções em concreto armado e protendido com uso de CP-190 RB e CP-210 RB. Com as linhas de tendência foi possível determinar que para tabuleiros de pontes ou viadutos rodoviários com comprimentos maiores que 22 m torna-se economicamente viável o uso de longarinas pré-moldadas protendidas com uso do novo aço brasileiro CP-210 RB. Este trabalho também apresenta para cada sistema construtivo considerado, as equações para determinar o custo total de produção de longarina pré-moldada em função do comprimento nominal do tabuleiro e em função dos custos unitários dos itens de produção: concreto, forma metálica, aço CA-50, aço CP-190, aço CP-210 e ancoragem. Os resultados obtidos mostram que o custo de ancoragem representa cerca de 15% a 20% do custo total de produção de viga protendida, sendo este percentual, para os casos com protensão completa, maior que o custo dos serviços de concreto e de forma. O custo relativo de ancoragem diminui com o aumento do comprimento nominal do tabuleiro.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civil - PPGECivpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVILpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURASpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8296104014070125por


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