dc.contributor.author | Ribeiro, Cristiane | |
dc.date.accessioned | 2019-02-08T17:52:13Z | |
dc.date.available | 2019-02-08T17:52:13Z | |
dc.date.issued | 2016-08-22 | |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Cristiane. Análise da implementação da política de educação permanente em saúde em uma região do Estado de São Paulo. 2016. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10933. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10933 | |
dc.description.abstract | The object of this research is to analyze how the process of actions implementation
of Permanent Education in Health (EPS) works in a region of São Paulo, on the
assumption that the Unified Health System (SUS) has responsibility for ordering and
training Human Resources - HR for health. In addition, it is still far from a professional
training and working process reorganization to promote transformation and
reorientation of attention, care and management models. This is an exploratorydescriptive
study of qualitative approach, whose main objective is to analyze through
documental research, public documents of the municipalities relating to EPS actions,
emphasizing the EPS deployment and implementation in the territory of the Regional
Health Department III - DRSIII Araraquara / São Paulo. The analysis was guided by
the theoretical reference of EPS and Primary Health Care (ABS), and the results
were presented by categories. The guiding documents such as the Regional Action
Plan for Permanent Education in Health (PAREPS) and the Health Maps were
identified, and submitted to documental analysis with thematic content technique,
which enabled to identify how the EPS actions is being implemented in a region of
the state of São Paulo. Based on qualitative analysis, the results, organized and
presented by health region, show their characterization as well as the needs and
proposals identified in each PAREPS within the period of 2008 to 2015. Through the
analysis, it is apprehended that the EPS can be considered a “management and
intervention strategy” that suggests a revision of management, attention, training
workers and social participation practices in a critical and reflective perspective,
making articulations between training and the working world, and, supporting
significant learning, in a learning process that could produce senses and meanings in
order to contribute to the social transformation of reality. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Educação Permanente em Saúde | por |
dc.subject | Atenção Básica em Saúde | por |
dc.subject | Permanent Education in Health | eng |
dc.subject | Primary Health Care | eng |
dc.title | Análise da implementação da política de educação permanente em saúde em uma região do Estado de São Paulo | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Arantes, Cássia Irene Spinelli | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4246837549578145 | por |
dc.description.resumo | O objeto desta investigação é analisar como se dá o processo de implementação da
política de Educação Permanente em Saúde (EPS) em uma região do estado de
São Paulo, partindo do pressuposto de que o Sistema Único de Saúde (SUS) tem
responsabilidade na ordenação e formação de Recursos Humanos – RH para área
da saúde, e ainda está distante de uma formação profissional e de reorganização
dos processos de trabalho de modo a promover transformação e reorientação dos
modelos de atenção, cuidado e gestão. Trata-se de um estudo de caráter
exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa, cujo objetivo principal é analisar
por meio da pesquisa documental, documentos públicos dos municípios relativos às
ações de EPS, destacando a implantação e implementação da EPS nos territórios
do Departamento Regional de Saúde III – DRSIII Araraquara/São Paulo. A análise
foi orientada pelo referencial teórico da EPS e Atenção Básica à Saúde (ABS), e os
resultados da pesquisa foram apresentados em forma de categoria. Foram
identificados documentos norteadores como os Planos de Ação Regional de
Educação Permanente em Saúde (PAREPS) e os Mapas da Saúde, que foram
submetidos a técnica de análise documental de conteúdo temática, possibilitando
identificar o modo como as ações de EPS estão sendo implementadas em uma
região do estado de São Paulo. A partir da análise qualitativa dos dados, os
resultados foram organizados e apresentados por região de saúde, com a
caracterização de cada região, bem como as necessidades e proposições
apontadas nos PAREPS das regiões de saúde no período de 2008 a 2015. Por meio
das análises apreende-se que a EPS pode ser considerada uma “estratégia” de
gestão e intervenção que propõe a revisão das práticas de gestão, atenção,
formação dos trabalhadores e participação social numa perspectiva crítico-reflexiva,
articulando a formação ao mundo do trabalho, e favorecendo a aprendizagem
significativa, em um processo de aprendizagem que produza sentidos e significados,
de modo a contribuir com a transformação social da realidade. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - PPGEnf | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1257993308980811 | por |