Show simple item record

dc.contributor.authorGobbo, Caio Augusto Rabello
dc.date.accessioned2019-05-08T17:51:59Z
dc.date.available2019-05-08T17:51:59Z
dc.date.issued2019-04-11
dc.identifier.citationGOBBO, Caio Augusto Rabello. Identificação de Áreas de Especial Interesse Peatonal (AEIP) utilizando análise multicritério e ferramentas de geoprocessamento. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11392.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11392
dc.description.abstractThe quality of pedestrian-oriented urban spaces is fundamental for economic development, public health, social welfare and environmental sustainability of a municipality. Many researchers base their studies on structural analysis of sidewalks and audits of spaces, considering aspects related to the safety, security, and attractiveness of the environment. However, there is a lack of studies that correlate characteristics of urban land use and occupation, as well as sociodemographic characteristics for the identification of urban spaces that are a priority to the focus on pedestrian. With the prioritization, the public management can identify punctually where to act to carry out studies, bring significant improvements to the walkability and choose, among the areas of the municipality, those that need more attention. Thus, the present study aims to develop a method that, based on the correlation of land use and socio-demographic variables, indicates such priority areas, named as Areas of Special Pedestrian Interest (AIEP), that is, priority areas for future analyzes and improvements related to the quality of pedestrianized urban space. The following steps are developed in the study: (i) selection of relevant variables, (ii) ranking variables according to hierarchical process analysis (AHP) in expert research, (iii) representation of results in GIS platform, (iv) identification of the AEIPs and (v) analyzing the walkability in selected zones. For the development of the method, the city of São Carlos (SP) is used as a study area because of the availability and ease of data collection, but it is expected that the method will be replicable in other scenarios. The results indicate about 1522ha of the urban region (19%) as (AEIP), extrapolating the consolidated urban center. Several "center of neighborhoods" regions are identified, presenting mixed occupation profile (residential, commercial and service uses). These areas are synthesized in 79 priority census tracts, encompassing about 60,000 inhabitants (27.1% of the population) and 50 km of road extension - highlighting roads of great structural, commercial and circulation importance to the municipality. The developed method was able to identify priority areas (AEIPs), correlating land use and socio-demographic characteristics and presenting guidelines for regions that need more attention in the pedestrian area and contributing to the management of municipal walking mobility.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectMobilidade urbanapor
dc.subjectCaminhabilidadepor
dc.subjectTransporte ativopor
dc.subjectAHPpor
dc.subjectSIGpor
dc.subjectUrban mobilityeng
dc.subjectActive transportationeng
dc.subjectWalkabilityeng
dc.titleIdentificação de Áreas de Especial Interesse Peatonal (AEIP) utilizando análise multicritério e ferramentas de geoprocessamentopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Luciana Márcia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9491069760631962por
dc.contributor.advisor-co1Ribeiro, Rochele Amorim
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7245761274405860por
dc.description.resumoA qualidade dos espaços urbanos voltados para pedestres é fundamental para o desenvolvimento econômico, saúde pública, bem-estar social e sustentabilidade ambiental de um município. Muitos pesquisadores baseiam seus estudos na análise estrutural das calçadas e auditorias dos espaços, considerando aspectos relacionados à segurança, seguridade e atratividade do entorno. Entretanto, existe uma carência de estudos que correlacionam características de uso e ocupação do solo urbano, bem como características sociodemográficas para a identificação de espaços urbanos prioritários ao foco em temáticas peatonais. Com a priorização, a gestão pública consegue identificar pontualmente onde atuar para realizar estudos, trazer significativas melhorias à caminhabilidade e escolher, entre as áreas do município, aquelas que necessitam de maior atenção. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo desenvolver um método que, a partir da correlação de variáveis de uso do solo e sociodemográficas, indique tais espaços prioritários, nomeados como Áreas de Especial Interesse Peatonal (AIEP), ou seja áreas prioritárias para futuras análises e melhorias relacionadas à qualidade do espaço urbano voltado a pedestres. São desenvolvidas no estudo as seguintes etapas: (i) seleção de variáveis pertinentes à temática, (ii) ranquear variáveis de acordo com análise hierárquica de processos (AHP) em pesquisa com especialistas, (iii) representação dos resultados em plataforma SIG, (iv) identificação das AEIPs e (v) analisar a caminhabilidade em setores selecionados. Para o desenvolvimento do método, a cidade de São Carlos (SP) é usada como área de estudo devido à disponibilidade e facilidade de coleta de dados, mas espera-se que o método seja replicável em outros cenários. Os resultados, indicam cerca de 1522ha da região urbana (19%) como (AEIP), extrapolando o centro urbano consolidado. São identificadas diversas regiões de “centro de bairros”, apresentando perfil misto de ocupação (usos residenciais, comerciais e de serviços). Tais áreas são sintetizadas em 79 setores censitários prioritários, contemplando cerca de 60.000 habitantes (27.1% da população) e ainda 50 km de extensão viária – destaque para vias de grande importância estrutural, comercial e de circulação do município. O método desenvolvido demonstrou-se capaz de identificar áreas prioritárias (AEIPs), correlacionando uso do solo e características sociodemográficas e apresentando direcionamentos para regiões que necessitam de maior atenção na temática peatonal e contribuindo para a gestão da mobilidade a pé municipal.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Urbana - PPGEUpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTESpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESpor
dc.subject.cnpqENGENHARIASpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9077157675025922por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record