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dc.creatorTurino, Thaís Andressa de Souza
dc.date.accessioned2019-08-07T17:21:36Z
dc.date.available2019-08-07T17:21:36Z
dc.date.issued2019-05-22
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11636
dc.description.abstractThe curricular adaptations contribute to the development of Assistive Technologies and these to support the process of Inclusive Education. The education system, at its different levels, needs to be able to provide tools that guarantee students with some form of disability access to the curriculum. This dissertation is a branch of the research project "Vertátil: Development of didactic resources for teaching and learning of people with visual impairment", which had the purpose of developing didactic resources for teaching and learning of people with visual impairment, aiming to favor the learning of these people. students. The main objective of the dissertation was to validate prototypes of didactic material for people with visual impairment, which aims at better student development. The methodology used was participant research, with survey of the necessary characteristics, exploratory visits, elaboration of 3D material, pedagogical, technical and final validation. In this sense, it was possible to emphasize the inclusive nature of the resources, which were praised by both the visually impaired and the visionaries. The results indicated that the impact of these new representations (tactical and universal perceptual didactic materials) and interactions between the involved actors (mutual project process) anticipated misuse of use, since the evaluated prototypes obtained few indications of improvement. In addition, according to the reports, the materials aroused interest and curiosity on the part of the users, aspects favorable to the learning stimulus. The validated resources were considered by the mediators of learning, offering through tactile perception the achievement of the proposed didactic objectives. Finally, the research brings a contribution of social value when presenting the possibility of equating the learnings of the students through the universal design.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectPessoas com deficiência visualpor
dc.subjectDesenho Universalpor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectVisually impairedpor
dc.subjectUniversal designpor
dc.subjectTeaching and Learningpor
dc.titleVALIDAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: CONSTRUÇÃO MÚTUA ENTRE USUÁRIOS E PROJETISTASpor
dc.title.alternativeVALIDATION OF DIDACTIC MATERIAL FOR PERSONS WITH VISUAL DEFICIENCY: MUTUAL CONSTRUCTION BETWEEN USERS AND PROJETISTSpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Saltorato, Patrícia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4086015205835355por
dc.contributor.advisor-co1Fontes, Andréa Regina Martins
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4848646681792317por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2169463248578681por
dc.description.resumoAs adaptações curriculares contribuem para o desenvolvimento de Tecnologias Assistivas e essas para apoiar o processo de Educação Inclusiva. O sistema de ensino, em seus diferentes níveis, precisa ser capaz de fornecer ferramentas que garantam aos alunos, com algum tipo de deficiência, acesso ao currículo. Esta dissertação é uma ramificação do Projeto de Pesquisa “Vertátil: Desenvolvimento de recursos didáticos para ensino e aprendizagem de pessoas com deficiência visual”, que teve a finalidade de desenvolver recursos didáticos para ensino e aprendizagem de pessoas com deficiência visual, visando a favorecer a aprendizagem desses estudantes. O objetivo principal da dissertação foi o de validar protótipos de material didático para pessoas com deficiência visual, objetivando um melhor desenvolvimento dos alunos. A metodologia utilizada foi a pesquisa participante, com levantamento das características necessárias, visitas exploratórias, elaboração de material 3D, validação pedagógica, técnica e final. Nesse sentido, pôde-se destacar o caráter inclusivo dos recursos que foram elogiados tanto pelos alunos com deficiência visual como pelos videntes. Os resultados indicaram que o impacto dessas novas representações (materiais didáticos de percepção tátil e universais) e interações entre os atores envolvidos (processo mútuo de projeto) anteciparam inadequações de uso, já que os protótipos avaliados obtiveram poucas indicações de melhoria. Além disso, segundo os relatos, os materiais despertaram interesse e curiosidade por parte dos usuários, aspectos favoráveis ao estímulo de aprendizagem. Os recursos validados foram considerados, pelos usuários, mediadores de aprendizagem, oferecendo, por meio da percepção tátil, o alcance dos objetivos didáticos propostos. Por fim, a pesquisa traz uma contribuição de valor social ao apresentar a possibilidade de igualar os aprendizados dos alunos por meio do desenho universal.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia de Produção (Campus SOROCABA)por
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.description.sponsorshipId38249816889por
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor


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