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dc.contributor.authorFarrapo Júnior, Antonio Carlos
dc.date.accessioned2019-09-04T14:27:29Z
dc.date.available2019-09-04T14:27:29Z
dc.date.issued2019-08-13
dc.identifier.citationFARRAPO JÚNIOR, Antonio Carlos. Avaliação da qualidade dos serviços de suporte em Tecnologia da Informação em uma Instituição Federal de Ensino Superior. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11774.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11774
dc.description.abstractThe assessment of the information technology service quality provided by private or public organizations to its internal clients is an essential requirement to achieve a competitive advantage. The present study aimed to evaluate the quality of information technology support services in a federal higher education institution (IFES) and to analyze how quality in services, with its dimensions, is related to satisfaction, in the context of IT service management in an IFES. Therefore, a systematic literature review on quality assessment models in IT services was performed, which provided the theoretical basis for operationalizing the SERVQUAL instrument. After the theory articulation, a survey was conducted where the sample was obtained with a respondent rate of 37% of the population of 271 users. Data analysis was performed using descriptive statistics and structural equation modeling technique, which supported the refinement of the instrument. The results exposed gaps in the five dimensions of quality during evaluated services. The dimensions of empathy and reliability reached the highest values. It was further observed that the quality of services, with their respective dimensions, positively influences user satisfaction. IT-based SERVQUAL proved to be adequate for assessing the IT support service quality provided by an IFES. Aforementioned allows the instrument to be applied as a reference by other IFES to improve IT service management. Additionally, the research reinforces the existence of a positive relationship between service quality and satisfaction, allowing managers to properly allocate available resources.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/por
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectServqualpor
dc.subjectServiços de TIpor
dc.subjectSatisfação do usuáriopor
dc.subjectModelagem de Equações Estruturaispor
dc.subjectIT Servicepor
dc.subjectUser satisfactionpor
dc.subjectStructural Equations Modelingpor
dc.titleAvaliação da qualidade dos serviços de suporte em Tecnologia da Informação em uma Instituição Federal de Ensino Superiorpor
dc.title.alternativeQuality assessment of information technology support services in a federal higher education institutionpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Mergulhão, Ricardo Coser
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0598720328915137por
dc.description.resumoA avaliação da qualidade dos serviços de tecnologia da informação (TI) prestados pelas organizações, públicas ou privadas, aos seus clientes internos é uma condição essencial na conquista de um diferencial competitivo. Nesse contexto, o presente estudo buscou investigar como a qualidade dos serviços prestados pela área de suporte em TI, em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), é percebida pelos seus usuários e como esta percepção se difere das suas expectativas, mediante o uso do instrumento SERVQUAL adaptado e determinar o grau de influência da qualidade em serviços e suas respectivas dimensões sobre a satisfação, no contexto de TI em uma IFES. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática da literatura sobre os modelos de avaliação de qualidade em serviços de TI, que forneceu a base teórica para operacionalização do instrumento SERVQUAL. Após a articulação da teoria, foi conduzida uma pesquisa de levantamento (survey), onde se obteve a amostra com uma taxa de respondentes de 37% da população de 271 usuários. A análise dos dados ocorreu mediante estatística descritiva e técnica de modelagem de equações estruturais, o que permitiu o refinamento do instrumento. Os resultados revelaram a existência de lacunas nas cinco dimensões da qualidade em serviços avaliadas, sendo que as dimensões da empatia e da confiabilidade se destacaram com os maiores valores. Também se observou que a qualidade em serviços, com as suas respectivas dimensões, influencia positivamente a satisfação do usuário. Conclui-se que o SERVQUAL adaptado mostrou-se adequado para avaliação da qualidade dos serviços prestados pela área de suporte de TI em uma IFES, o que possibilita o uso do instrumento como referência para o aprimoramento dos serviços de suporte em TI em outras IFES. Além disso, a pesquisa reforça a existência de uma relação positiva entre qualidade em serviços e satisfação, permitindo que gestores possam melhorar a eficiência no aproveitamento dos recursos disponibilizados.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP-Sopor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9838737131099013por


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