dc.contributor.author | Hartze, Wilhelm Matheus | |
dc.date.accessioned | 2020-02-13T13:05:43Z | |
dc.date.available | 2020-02-13T13:05:43Z | |
dc.date.issued | 2020-02-03 | |
dc.identifier.citation | HARTZE, Wilhelm Matheus. Retornos à educação no Brasil: uma abordagem de pseudo painel e viés de seleção amostral. 2020. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12242. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12242 | |
dc.description.abstract | The goal of this work is to analyze the returns to education in the hourly wages in Brazil
for the period of 2011 to 2015, last five years of PNAD data. Even thought the relationship
between years of education and wages has been long studied, the accuracy of the results
from traditional models like the Ordinary Least Squares are to be questioned due to the
necessity to check the presence of group heterogeneity and sample bias. The hypothesis
tested in this work is that there is significant effect from non observable factors that leads
to biased estimators if not taken into account. By estimating a pseudo panel, through the
creation of cohorts, it is seen that the group heterogeneity leads to underestimation of the
returns to education from the WLS model. The sample bias also affects the magnitude of the
coefficients, however, the two different models used to capture and correct the estimators
present different results. The two step model reports smaller returns in comparison to the
WLS benchmark, while the Maximum Likelihood model had mixed results. | por |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | eng | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Pseudo painel. Viés de seleção amostral. Retornos à educação. | por |
dc.subject | Pseudo panel. Sample selection bias. Returns to education. | por |
dc.title | Retornos à educação no Brasil: uma abordagem de pseudo painel e viés de seleção amostral | por |
dc.title.alternative | Returns to education in Brazil: a pseudo panel and sample selection bias approach | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Ferro, Andrea Rodrigues | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3432809140419477 | por |
dc.description.resumo | O objetivo do presente trabalho é analisar os retornos à educação no salário-hora no Brasil,
para o período de 2011 a 2015, os últimos anos da PNAD. Apesar de ser um tema que
vêm sendo estudado há anos, a precisão dos resultados de modelos tradicionais, como o
de Mínimos Quadrados, deve ser checada devido a presença de viés de seleção amostral
e de variáveis não observadas. A hipótese testada é de que há efeitos significativos de
ambos os fatores, levando a estimadores viesados. Através da abordagem de pseudo painel,
possibilitado pelo uso de coortes, verificou-se que a heterogeneidade coletiva leva a uma
subestimação dos retornos pelo modelo WLS. Apesar de haver diferença significativa entre
os modelos tradicionais e os de viés de seleção não é possível afirmar com unanimidade
de resultados a direção do viés. Os resultados obtidos pelos estimadores de dois estágios
mostram retornos menores para homens e mulheres em relação ao modelo WLS, enquanto
que o método de Máxima verossimilhança apresentou resultados dividos. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Economia - PPGEc-So | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DOS RECURSOS HUMANOS::CAPITAL HUMANO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DOS RECURSOS HUMANOS::MERCADO DE TRABALHO; POLITICA DO GOVERNO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9596171718211332 | por |