dc.contributor.author | Zenni, Tatiene Mendonça | |
dc.date.accessioned | 2020-02-20T12:36:31Z | |
dc.date.available | 2020-02-20T12:36:31Z | |
dc.date.issued | 2019-05-29 | |
dc.identifier.citation | ZENNI, Tatiene Mendonça. Há relação entre personalidade e cognição em larvas de odonata?. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências Fisiológicas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12270. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12270 | |
dc.description.abstract | Recently, researchers have focused their attention to the relationship between cognition and personality. Due to their striking diversity of behavioral patterns, insects have been proven an interesting object to address the evolution of between animal cognition and personality. Although some studies suggest that odonates may have personalities and learn, no study made experimental procedures using conditioning methods. Therefore, here we addressed whether dragonfly larvae are able to learn in an absolute conditioning experiment with visual stimuli (red and blue). Moreover, we tested whether learning was dependent on personality, measured as activity in predatory risk tests. The results suggest that larvae learn to associate a blue unconditioned stimulus with prey, and that this cognitive process is dependent on personality. More active larvae were faster-learners and showed more correct responses towards the positive stimulus. We conclude that dragonflies may become a good model for studying insect personality and cognition, and, future studies should endeavor on how dragonfly cognition and personality affect fitness in different environments. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Síndrome comportamental | por |
dc.subject | Aeshnidae | por |
dc.subject | Etologia | por |
dc.subject | Ecologia comportamental | por |
dc.subject | Psicobiologia | por |
dc.subject | Behavioral syndromes | eng |
dc.subject | Aeshnidae | eng |
dc.subject | Ethology | eng |
dc.subject | Behavioral ecology | eng |
dc.subject | Psychobiology | eng |
dc.title | Há relação entre personalidade e cognição em larvas de odonata? | por |
dc.title.alternative | Is there a relationship between personality and cognition in larval dragonflies? | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Rhainer Guillermo Nascimento | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2440863332849994 | por |
dc.description.resumo | Recentemente, os pesquisadores concentraram sua atenção na relação entre cognição e personalidade. Devido à sua impressionante diversidade de padrões de comportamento, os insetos têm se mostrado um objeto interessante para abordar a evolução entre a cognição animal e a personalidade. Embora alguns estudos sugiram que os odonatos possam ter personalidades e aprender, nenhum estudo realizou procedimentos experimentais usando métodos de condicionamento. Portanto, aqui nós testamos se as larvas da libélula são capazes de aprender em um experimento de condicionamento absoluto com estímulos visuais (vermelho e azul). Além disso, testamos se o aprendizado dependia da personalidade, medida como a atividade em testes de risco predatório. Os resultados sugerem que as larvas aprendem a associar um estímulo azul não condicionado a uma presa e que esse processo cognitivo depende da personalidade. Larvas mais ativas foram mais rápidas e mostraram respostas mais corretas em relação ao estímulo positivo. Concluímos que as libélulas podem se tornar um bom modelo para o estudo da personalidade e da cognição de insetos, e futuros estudos devem se esforçar em estudar como a cognição e a personalidade de insetos afetam a sucesso reprodutivo em diferentes ambientes. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas - PIPGCF | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: código de financiamento - 001 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/4181274909260441 | por |