Show simple item record

dc.contributor.authorTessarini Junior, Geraldo
dc.date.accessioned2020-04-22T12:00:39Z
dc.date.available2020-04-22T12:00:39Z
dc.date.issued2020-03-03
dc.identifier.citationTESSARINI JUNIOR, Geraldo. Flexibilização da jornada de trabalho: estudo de caso com servidores técnico-administrativos em uma instituição federal de ensino. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12437.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12437
dc.description.abstractThis study aims to analyze the flexible work arrangements of technical-administrative staff in a Brazilian federal institution of education that adopts a model to reduce working time to 30 hours per week. A case study was conducted through the collection and analysis of theoretical data (bibliographic and documentary research) and empirical data (participant observation and nineteen semi-structured interviews with flexible employees, managers and union representatives). The results indicate that the flexible working time is an important part of a very complex organizational context, being permeated by a series of implications and contradictions. Initially, there is a large approval and advocacy for flexibility, especially due to obtaining more free time to devote to other personal activities. However, reducing working hours has not represented an action capable of providing better quality employment for workers. There are a number of aspects that undermine the benefits of flexibilization: i) intensification of working time, especially due to the lack of staff, excessive demands and the workers' sense of gratitude for the flexibility granted, which leads them to increase their work efforts; ii) intensification of organizational control mechanisms through norms, technologies and the fear of loss of flexibility; iii) extension of work, through information and communication technologies, to time outside the institution; iv) unstable working conditions manifested in the precariousness and scrapping of public service and public education; and v) performing a work devoid of personal sense, evidenced by the perception of inferiority in relation to an organizational daily life that privileges the teaching activity over the technical-administrative activities. In addition, flexible working time, configured as an administrative concession and not a workers right, serves political purposes, expanding the possibilities of control over workers. This research contributes to a critical debate about the implications of reduced working hours, showing that, although it is an important and necessary action for the working class, even more important is the struggle for better quality jobs that effectively provide a live with some meaning both inside and outside of work.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFlexibilizaçãopor
dc.subjectJornada de trabalhopor
dc.subjectInstituição federal de ensinopor
dc.subjectTécnico-administrativospor
dc.subjectServiço públicopor
dc.subjectFlexibilizationpor
dc.subjectWorking timepor
dc.subjectBrazilian federal institution of educationpor
dc.subjectTechnical-administrativepor
dc.subjectPublic servicepor
dc.titleFlexibilização da jornada de trabalho: estudo de caso com servidores técnico-administrativos em uma instituição federal de ensinopor
dc.title.alternativeWorking time flexibilization: case study with technical-administrative workers in a federal institution of educationpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Saltorato, Patricia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4086015205835355por
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo analisar a flexibilização do trabalho de servidores técnico-administrativos em uma instituição federal de ensino brasileira que adota um modelo de flexibilização baseado na redução da carga horária de trabalho para trinta horas semanais. Para isso, efetivou-se um estudo de caso por meio da coleta e análise de dados teóricos (pesquisa bibliográfica e documental) e empíricos (observação participante e dezenove entrevistas semiestruturadas com servidores flexibilizados, gestores e representantes sindicais). Os resultados indicam que a flexibilização da jornada se constitui como parte relevante de um contexto organizacional bastante complexo, sendo permeada por uma série de implicações e contradições. Inicialmente, observa-se uma ampla aprovação e defesa à flexibilização, sobretudo em função da obtenção de maior tempo livre para dedicação a outras atividades pessoais. Contudo, a redução da jornada não tem representado uma medida capaz de proporcionar um emprego de melhor qualidade aos trabalhadores. Evidencia-se um contexto marcado por uma série de aspectos que corrompem os benefícios advindos da flexibilização, destacando-se i) intensificação do tempo de trabalho, sobretudo em função da escassez de pessoal, excesso de demandas e pelo sentimento de gratidão dos trabalhadores à flexibilização concedida, o que os leva a aumentar seus esforços de trabalho; ii) intensificação dos mecanismos de controle organizacional através de normas, tecnologias e do medo decorrente da perda da flexibilização; iii) extensão do trabalho, por meio de tecnologias de informação e comunicação, para o tempo fora da instituição; iv) instabilidade das condições de trabalho, manifestada nas formas de precarização e sucateamento do serviço púbico e da educação pública; e v) realização de um trabalho desprovido de sentido pessoal, evidenciado pela percepção de inferioridade quanto a um cotidiano organizacional que privilegia as atividade docentes em detrimento às atividades técnico-administrativas. Além disso, constata-se que a jornada flexibilizada, por se configurar em uma concessão administrativa e não um direito dos servidores, atende a finalidades políticas, ampliando as possibilidades de controle sobre os trabalhadores. Nesse sentido, esta pesquisa contribui para um debate crítico a respeito das implicações da redução da jornada de trabalho, evidenciando que, ainda que seja uma medida importante e necessária à classe trabalhadora, ainda mais importante é a luta pela constituição de empregos de melhor qualidade e que proporcionem, efetivamente, uma vida com algum sentido dentro e fora do trabalho.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DE RECURSOS HUMANOSpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5837053265871206por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil