dc.contributor.author | Sato, Humberto Domingues Thiago | |
dc.date.accessioned | 2020-05-12T11:05:55Z | |
dc.date.available | 2020-05-12T11:05:55Z | |
dc.date.issued | 2019-12-11 | |
dc.identifier.citation | SATO, Humberto Domingues Thiago. O ensino de polinômios e gráficos na Educação Básica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12709. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12709 | |
dc.description.abstract | In this monography, we study polynomial functions, starting with a brief historical research about how the general solutions of the first to third degree polynomial equations were constructed, then we proceed to analyze the important points that the National Curricular Parameters stand out in relation to the teachings of algebra and polynomials. In the development of the work, we also address the demonstrations of the Fundamental Theorem of Algebra (analytic and algebraic proofs) and the demonstrations of the general solutions of the polynomial equations up to degree three by means of radicals. Finally, some activities are introduced to be applied in the classroom in order to improve the teaching and learning process through Geogebra computational software. We apply one of these activities in a classroom and we discuss the results. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Polinômios | por |
dc.subject | Equações polinomiais | por |
dc.subject | Funções polinomiais | por |
dc.subject | Ensino de polinômios | por |
dc.title | O ensino de polinômios e gráficos na educação básica | por |
dc.title.alternative | The teaching of polynomials and graphics in the elementary school | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Rezende, Alex Carlucci | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4190869482260889 | por |
dc.description.resumo | Neste trabalho, estudamos funções polinomiais, iniciando com um breve levantamento histórico de como foram sendo construídas as soluções gerais das equações polinomiais de primeiro até terceiro graus, passando, em seguida, a analisar os pontos importantes que os Parâmetros Curriculares Nacionais destacam em relação ao ensino de álgebra e de polinômios. No desenvolver do trabalho, também foram feitas as demonstrações do Teorema Fundamental da Álgebra (analítica e algébrica) e das soluções gerais das equações polinomiais de até grau três por meio de radicais. Por fim, apresentamos algumas atividades para serem aplicadas na sala de aula com o intuito de aprimorar o processo de ensino e aprendizagem com o uso do software computacional Geogebra. Aplicamos uma das atividades em sala de aula e discutimos os resultados. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1166184740731058 | por |
dc.publisher.course | Matemática - M | por |