dc.contributor.author | Carvalho, Enderson Rodrigues de | |
dc.date.accessioned | 2020-06-19T17:08:57Z | |
dc.date.available | 2020-06-19T17:08:57Z | |
dc.date.issued | 2020-01-28 | |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Enderson Rodrigues de. A educação permanente em saúde na perspectiva de gestores da atenção básica. 2020. Dissertação (Mestrado em Gestão da Clínica) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12937. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12937 | |
dc.description.abstract | Introduction: Permanent Health Education (EPS) aims to provide reflections on professional practice, with the participation of all team members in an environment of exchange and learning (BARBOSA, FERREIRA, BARBOSA, 2012).
Objective: The research aimed to learn from team managers, in the scope of Primary Care, how the proposal for permanent health education in their work and management spaces has taken place.
Methodology: Qualitative research with data collection using the semi-structured interview technique with 25 BA managers in the city of Rio Claro / SP. Data analysis took place through content analysis (CAMARA, 2013).
Results: Thematic axes are: Permanent Education in Health: conceptual dimension and Permanent Education in Health: challenges of operationalizing PHE.
Conclusion: The study reveals that, although there is a clear concept about Permanent Education in Health, in practice, actions of this are still mixed with those of continuing education, but regardless of this, they are being practiced with exchanges of professional experiences in daily life and / or meetings of team. There are challenges of inadequate dimensioning of professionals and resistance to changes in daily work, but also the power that it presents as a necessary process in daily practice in the health area. Thus, Permanent Education in Health becomes a movement in a continuous process, with the promotion of changes in the work environment and, consequent actions in the attention to users and the community, which can be considered a management tool in the area of health and improvement in the quality of health care. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação permanente e saúde | por |
dc.subject | Atenção básica | por |
dc.subject | Permanent education and health | eng |
dc.subject | Primary care | eng |
dc.title | A educação permanente em saúde na perspectiva de gestores da atenção básica | por |
dc.title.alternative | Permanent health education from the perspective of basic care managers | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Padilha, Roberto de Queiroz | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2262980850254605 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Sampaio, Sueli Fatima | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0737750473446351 | por |
dc.description.resumo | Introdução: A Educação Permanente em Saúde (EPS) visa proporcionar reflexões sobre a prática profissional, com a participação de todos os membros da equipe em um ambiente de trocas e aprendizado (BARBOSA, FERREIRA, BARBOSA, 2012).
Objetivo: A pesquisa teve como objetivo conhecer junto aos gestores das equipes, no âmbito da Atenção Básica, como tem se dado a proposta de educação permanente em saúde nos seus espaços de trabalho e gestão.
Metodologia: Pesquisa qualitativa com coleta de dados com o uso da técnica de entrevista semiestruturada junto a 25 gestores da AB da cidade de Rio Claro/SP. A análise dos dados se deu por meio da análise de conteúdo (CAMARA, 2013).
Resultados: Constituem-se nos eixos temáticos: Educação Permanente em Saúde: dimensão conceitual e Educação Permanente em Saúde: desafios de operacionalizar a EPS.
Conclusão: O estudo revela que, embora haja um conceito claro sobre Educação Permanente em Saúde, na prática ainda se misturam ações deste com os de educação continuada, mas que independente disto, vão sendo praticadas com trocas de experiências profissionais no cotidiano e/ou reuniões de equipe. Estão presentes desafios de dimensionamento inadequado de profissionais e resistência a mudanças no cotidiano de trabalho, mas também a potência de que se apresenta como um processo necessário na prática diária da área da saúde. Assim, a Educação Permanente em Saúde torna-se um movimento em processo contínuo, com a promoção de mudanças no ambiente de trabalho e, consequentes ações na atenção aos usuários e comunidade, podendo ser considerada uma ferramenta de gestão na área da saúde e de melhoria na qualidade de atenção à saúde. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Gestão da Clínica - PPGGC | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1401671050357516 | por |