dc.contributor.author | Cruz, Daniel Vilela | |
dc.date.accessioned | 2020-07-07T21:45:57Z | |
dc.date.available | 2020-07-07T21:45:57Z | |
dc.date.issued | 2019-12-13 | |
dc.identifier.citation | CRUZ, Daniel Vilela. O efeito dos tratamentos térmicos na microestrutura e nas propriedades mecânicas de rodas automotivas fundidas a baixa pressão na liga A356. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13020. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13020 | |
dc.description.abstract | The low-pressure die casting process to produce automotive aluminum alloy wheels is well known, and, in the last decades, has been consolidated as the most common way to produce light automotive wheels in large scale. The big competitiveness in this market associated with higher levels of performance required, pushes the companies to seek for process optimizations and cost reduction. In this project, different regions of aluminum alloy wheels, casted in A356 and solidified at different cooling rates, were assessed in terms of its mechanical and microstructural properties in different steps of the manufacturing process, from as casted condition until final painted wheel; the impact of different periods of solution treatment as well as the effects exerted by the painting ovens on these properties were also evaluated. A great reliance was observed between the mechanical properties obtained and the primary and secondary microstructural refinement degrees, similar regions such as the outer and inner flanges of the wheel, cooled at similar rates and, with almost equal refinement degree and SDAS values, have shown practically the same results of elongation and mechanical resistance on all process phases evaluated. Inferior values of elongation and mechanical resistance were found for the wheel spoke, mainly due to its less refined as cast microstructure solidified at lower rates. The solution treatment was found a key process phase in order to transform the Si for the wheels to achieve minimum values of elongation, and the ageing treatment allied with the painting ovens has given the necessary resistance for the product to be applied in the field. The results found delineated a general process panorama and might be used for actual and future manufacturing process optimizations. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Roda de liga | por |
dc.subject | Roda automotiva | por |
dc.subject | A356 | por |
dc.subject | Fundição baixa pressão | por |
dc.subject | Propriedades mecânicas | por |
dc.subject | Microestrutura | por |
dc.subject | Tratamento térmico | por |
dc.subject | T6 | por |
dc.subject | Solubilização | por |
dc.subject | Envelhecimento | por |
dc.subject | Alongamento | por |
dc.subject | Ductilidade | por |
dc.subject | Razão de aspecto | por |
dc.subject | Circularidade | por |
dc.subject | Alloy wheel | eng |
dc.subject | Automotive wheel | eng |
dc.subject | Low-pressure die casting | eng |
dc.subject | Mechanical properties | eng |
dc.subject | Microstructure | eng |
dc.subject | Heat treatment | eng |
dc.subject | Solution treatment | eng |
dc.subject | Ageing | eng |
dc.subject | Elongation | eng |
dc.subject | Ductility | eng |
dc.subject | Aspect ratio | eng |
dc.subject | Circularity | eng |
dc.title | O efeito dos tratamentos térmicos na microestrutura e nas propriedades mecânicas de rodas automotivas fundidas a baixa pressão na liga A356 | por |
dc.title.alternative | The effect of the thermal treatments on the microstructure and mechanical properties of automotive wheels low-pressure die cast in A356 alloy | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Bolfarini, Claudemiro | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9231627080617037 | por |
dc.description.resumo | O processo de fundição à baixa pressão para fabricação de rodas automotivas de liga de alumínio é bem conhecido, e nas últimas décadas se consolidou como o mais comum para produções em larga escala de rodas automotivas leves. A grande competitividade no setor atrelada a requisitos de performance cada vez maiores implica em constante busca dos fabricantes por otimizações de processo e redução de custos. Neste trabalho, buscou-se avaliar em diferentes regiões de rodas fundidas em liga A356, resfriadas à diferentes taxas de resfriamento, as alterações nas propriedades mecânicas e microestruturais ao longo das principais operações do processo de fabricação, ou seja, desde a roda na condição bruta de fusão até concluída a última operação de pintura; o impacto de diferentes períodos de solubilização e os efeitos do processo de pintura nessas propriedades também foram estudados. Observou-se grande dependência das propriedades mecânicas com o grau de refinamento microestrutural primário e secundário; regiões similares das rodas como as bordas externa e interna, resfriadas a taxas semelhantes, e com grau de refinamento microestrutural e valores de SDAS bastante similares, apresentaram praticamente os mesmos resultados em termos de alongamento e resistência mecânica em todas as etapas do processo analisadas. Já o raio da roda, apresentou resultados de alongamento e resistência mecânica inferiores ao das bordas, principalmente devido a sua microestrutura bruta de fusão menos refinada, resfriada a taxas menores. O tratamento de solubilização se mostrou fundamental na transformação do Si para as rodas atingirem valores mínimos de alongamento, e o tratamento de envelhecimento aliado às estufas de pintura deu a resistência mecânica necessária para aplicação do produto em campo. Os resultados encontrados traçaram um panorama geral do processo produtivo e poderão ser utilizados para atuais e futuras otimizações do processo fabricação. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais - PPGCEM | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1460303966170981 | por |