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dc.contributor.authorLima, Marcus Vinícius Gomes de
dc.date.accessioned2020-07-25T18:01:40Z
dc.date.available2020-07-25T18:01:40Z
dc.date.issued2020-04-29
dc.identifier.citationLIMA, Marcus Vinícius Gomes de. Evolução da segurança viária em países participantes da “Década de Ações para a Segurança Viária 2011-2020”: uma análise preliminar. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13075.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13075
dc.description.abstractIn 2011, the United Nations launched the “Decade of Actions for Road Safety 2011-2020” (DASV) with the objective of reducing deaths and injuries caused by traffic accidents in the world by 50%, over ten years. In this sense, it is necessary to evaluate the performance of the countries that presented their proposals to reduce road accidents in order to achieve this goal over the decade. This research has as main objective to raise the actions proposed by the countries that accepted to participate in DASV, plus Brazil, besides comparing the evolution of the road safety indicators among these different nations. Thus, the object of study consists of analyzing the evolution of road accident in this selected group of countries and, for that, the plans proposed by sixteen nations, available in the repository of the World Health Organization (WHO), plus the plan of Brazil, available on a national basis, were identified; based on these plans, all the respective proposals for actions for DASV were obtained. Then, road safety indicators were collected systematically from the official statistical bodies of each country and analyzes of the evolution of road accidents were produced using electronic spreadsheets. The results indicate that four nations (Greece, Austria, Czech Republic and New Zealand) managed to meet the goal of reducing deaths; and six (Egypt, Vietnam, Greece, Czech Republic, Mexico and New Zealand) the goal of injury reduction until the last year of available data in which it is possible to compare all nations (2016 for the number of deaths and 2014 for the number of injuries). Thus, the highlight was Greece, which led the ranking of reduction of deaths from traffic accidents with the value of -48.33%/2016, followed by Austria (-40.30%/2016), Czech Republic (-38.12%/2016) and New Zealand (-36.19%/2016). In the injury indicator, the best result was achieved by Egypt, which had a reduction of -53.80%/2014, followed by Vietnam (-48.11%/2014), Greece (-28.88%/2014), Czech Republic (-28.53%/2014), Mexico (-22.36%/2014) and New Zealand (-20.16%/2014). The negative highlights were the Philippines, which increased the number of deaths (+16.55%/2016), and Brazil, which had the largest increase in the number of injuries (+20.33%/2014).eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAcidentes de trânsitopor
dc.subjectDécada de Ações para a Segurança Viáriapor
dc.subjectSegurança viáriapor
dc.subjectTraffic accidentseng
dc.subjectDecade of Actions for Road Safetyeng
dc.subjectRoad safetyeng
dc.titleEvolução da segurança viária em países participantes da “Década de Ações para a Segurança Viária 2011-2020”: uma análise preliminarpor
dc.title.alternativeEvolution of road safety in countries participating in the “Decade of Actions for Road Safety 2011-2020”: a preliminary analysiseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Guerreiro, Thais de Cassia Martinelli
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2650555786682535por
dc.description.resumoA Organização das Nações Unidas lançou, em 2011, a “Década de Ações para a Segurança Viária 2011-2020” (DASV) com o objetivo de reduzir em 50% as mortes e lesões provocadas por acidentes de trânsito no mundo, ao longo de dez anos. Nesse sentido, torna-se necessário avaliar o desempenho dos países que apresentaram as suas propostas de redução da acidentalidade viária para atingir essa meta ao longo da década. Esta pesquisa tem como objetivo principal levantar as ações propostas pelos países que aceitaram participar da DASV, mais o Brasil, além de comparar a evolução dos indicadores de segurança viária entre essas diversas nações. Assim, o objeto de estudo consiste na análise da evolução da acidentalidade viária desse grupo selecionado de países e, para isso, foram identificados os planos propostos por dezesseis nações, disponíveis no repositório da World Health Organization (WHO), mais o plano do Brasil, disponível em base nacional; com base nesses planos, todas as respectivas propostas de ações para a DASV foram obtidas. Em seguida, os indicadores de segurança viária foram coletados de forma sistemática junto aos órgãos de estatísticas oficiais de cada país e as análises de evolução de acidentalidade viária foram produzidas por meio de planilhas eletrônicas. Os resultados indicam que quatro nações (Grécia, Áustria, República Tcheca e Nova Zelândia) conseguiram cumprir a meta de redução de mortes; e seis (Egito, Vietnã, Grécia, República Tcheca, México e Nova Zelândia) a meta de redução de lesões até o último ano de dados disponíveis em que é possível comparar todas as nações (2016 para o número de mortes e 2014 para o número de lesões). O destaque ficou, assim, com a Grécia, que liderou o ranking de redução de mortes por acidentes de trânsito com o valor de -48,33%/2016, seguida por Áustria (-40,30%/2016), República Tcheca (-38,12%/2016) e Nova Zelândia (-36,19%/2016). No indicador de lesões, o melhor resultado foi alcançado pelo Egito, que teve redução de -53,80%/2014, sendo acompanhado pelo Vietnã (-48,11%/2014), Grécia (-28,88%/2014), República Tcheca (-28,53%/2014), México (-22,36%/2014) e Nova Zelândia (-20,16%/2014). Os destaques negativos ficaram com as Filipinas, que aumentaram o número de mortes (+16,55%/2016), e o Brasil, que teve o maior aumento no número de lesões (+20,33%/2014).por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Urbana - PPGEUpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTESpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::OPERACOES DE TRANSPORTESpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTESpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESpor
dc.subject.cnpqENGENHARIASpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2547667034723048por


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