Show simple item record

dc.contributor.authorIwata, Adriana Yumi
dc.date.accessioned2020-07-30T22:20:10Z
dc.date.available2020-07-30T22:20:10Z
dc.date.issued2020-05-27
dc.identifier.citationIWATA, Adriana Yumi. Desenvolvimento de metodologias de divulgação científica por meio de pesquisa e produção de mangás. 2020. Tese (Doutorado em Química) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13102.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13102
dc.description.abstractScience communication can be defined as any practice that proposes to spread the science to the public, with the purpose of arousing interest and motivation in science, as well as informing and disseminating scientific knowledge. This work did an analysis of the state of the art in the production of comic books that introduce scientific topics – science comics - and its reach as entertainment and information media, as well as discussing its potential to teach and /or disseminate science. The objectives of this work were the elaboration and analysis of science communication methodologies involving the use of comics, especially using the Japanese sequential art - manga. The methodology used comprised a series of non-formal activities divided into two lines of research: production of comic books made by the researcher and production of comics by the public, and the scientific theme used in these comics produced focused on the theme of glass. The results obtained showed the potential of comic books as a tool for science communication, both as reading material as an activity that promotes creativity and the development of stories, and the research was successful in developing and validating a methodology using comics as a tool for science communication, using glass as a scientific theme. Activities involving science and art has the possibility to increase the interest of the general public regarding scientific subjects, presenting the science in a different and playful way.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDivulgação científicapor
dc.subjectAtividade lúdicapor
dc.subjectProdução de HQspor
dc.subjectCiência-Artepor
dc.subjectVidrospor
dc.subjectScience communicationeng
dc.subjectPlayful activitieseng
dc.subjectComics productioneng
dc.subjectScience-Arteng
dc.subjectGlasseng
dc.titleDesenvolvimento de metodologias de divulgação científica por meio de pesquisa e produção de mangáspor
dc.title.alternativeDevelopment of science communication methodologies through research and manga productioneng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Lupetti, Karina Omuro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5198051111079064por
dc.description.resumoA divulgação científica pode ser definida, em linhas gerais, como toda iniciativa que visa promover a ciência para o público, com o objetivo de despertar o interesse e a motivação pelas ciências, bem como informar e disseminar o conhecimento científico. A pesquisa realizou uma análise sobre o estado da arte na produção de histórias em quadrinhos que abordam conteúdos científicos – HQs científicas - e seu alcance enquanto entretenimento e informação, além de discutir a respeito de seu potencial para ensinar e/ou divulgar ciência. Os objetivos do trabalho foram a elaboração e análise de metodologias de divulgação científica envolvendo o uso das HQs, em especial utilizando a arte sequencial japonesa - mangá. A metodologia utilizada compreendeu uma série de atividades de caráter não-formal e divididas em duas linhas de pesquisa: produção de HQs feita pela pesquisadora e produção de HQs realizada pelo público, e a temática científica utilizada nas HQs centrou-se no tema vidros. Os resultados obtidos permitiram comprovar o potencial das HQs como ferramenta para a divulgação científica, tanto como material de leitura como uma atividade que promove a criatividade e a elaboração de histórias, tendo êxito em elaborar e validar uma metodologia empregando as HQs como uma ferramenta de divulgação científica, utilizando o vidro como temática científica. Atividades envolvendo ciência e arte possuem um grande potencial para despertar o interesse do público geral com relação a assuntos científicos, apresentando a ciência de uma forma diferenciada e lúdica.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Química - PPGQpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: código de financiamento 001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0857992716549884por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil