dc.contributor.author | Zanetti, Rafael Henrique de Souza | |
dc.date.accessioned | 2020-08-24T11:51:17Z | |
dc.date.available | 2020-08-24T11:51:17Z | |
dc.date.issued | 2020-06-25 | |
dc.identifier.citation | ZANETTI, Rafael Henrique de Souza. A educação, a pesquisa e a difusão como estímulos à participação da comunidade de Cumari (Goiás) em questões socioambientais locais. 2020. Dissertação (Mestrado em Conservação da Fauna) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13186. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13186 | |
dc.description.abstract | The city of Cumari is located in the southeast of Goiás state and is predominantly covered by the Brazilian Savanna (Cerrado). This biome is considered a biodiversity hotspot and for this reason this area has priority for conservation actions. The Cerrado Mammals Conservation Program (Programa de Conservação Mamíferos do Cerrado - PCMC) promotes some of these actions through its diverse research with carnivores of the region (especially canids). However, the PCMC team recognize the need to improve environmental education actions for conservation with the local community. To fill this gap, the present research sought to understand how the application of diagnostics and participatory methodologies can assist in the planning and execution of actions that comprise a process of community engagement in socio-environmental issues and scientific research. This process was based in critical environmental education (EE) and participatory methodologies like Intervention Research, Action-Research, Social Learning and Citizen Science. The first stage thorough a meticulous collaborative diagnosis of the community using questionnaires and group interviews (focal group) to establish and characterize the main research participant-public (teenagers - high school students) and what actions would be taken. Following the diagnosis conclusion, the second stage was initiated, which consisted of educational interventions with the participant-public, such as EE actions, research activities and diffusion actions. Throughout this process some challenges have arisen, however the community actively collaborated in all actions, as well as became familiar and in close contact with conservation and science research conducted in the region. In addition, the community interest in participate and contribute to local socio-environmental issues was observed. | eng |
dc.description.sponsorship | Outra | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Conservação | por |
dc.subject | Cerrado | por |
dc.subject | Comunidade | por |
dc.subject | Jovens | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Ciência cidadã | por |
dc.subject | Metodologias participativas | por |
dc.subject | Diagnóstico | por |
dc.subject | Conservation | eng |
dc.subject | Brazilian savanna | eng |
dc.subject | Community teenagers | eng |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Participatory methodology | eng |
dc.subject | Citizen science | eng |
dc.subject | Diagnosis | eng |
dc.title | A educação, a pesquisa e a difusão como estímulos à participação da comunidade de Cumari (Goiás) em questões socioambientais locais | por |
dc.title.alternative | Education, research and diffusion as participation stimulators of the Cumari (Goiás) community in local social-environmental issues | eng |
dc.title.alternative | Educación, investigación y difusión como estimulantes de la participación de la comunidad de Cumari (Goiás) en temas socioambientales locales | spa |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Rancura, Kátia Gisele de Oliveira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3411342699974945 | por |
dc.description.resumo | O Sudeste de Goiás, onde se localiza o município de Cumari, é predominantemente constituído pelo bioma Cerrado, o qual é considerado um hotspot de biodiversidade, sendo portanto essa área prioritária para ações de conservação. Dentre essas ações estão as promovidas pelo Programa de Conservação Mamíferos do Cerrado (PCMC), o qual atua em diversas pesquisas com carnívoros da região, sobretudo canídeos. No entanto, o PCMC entende que as ações de educação ambiental (EA) para conservação poderiam ser intensificadas com a comunidade local. Nesse sentido surgiu o presente estudo que buscou compreender como o emprego de instrumentos diagnósticos e metodologias participativas podem auxiliar no planejamento e execução de ações que componham um processo de engajamento da comunidade em questões socioambientais locais e nas pesquisas cientificas. Esse processo se pautou na EA Crítica e em metodologias participativas como as Pesquisas de Natureza Interventiva (PNIs), a Pesquisa-Ação, a Aprendizagem Social e a Ciência Cidadã. Primeiramente, foi realizado um minucioso processo colaborativo de diagnóstico da comunidade, via questionários e grupo focal, pelo qual se estabeleceu e caracterizou o principal público-participante da pesquisa (jovens/estudantes de ensino médio), bem como quais ações seriam desenvolvidas. Como resultado desse diagnóstico pode se dar início a um segundo momento da pesquisa, a realização de intervenções educativas com o público-participante, sendo elas ações de EA, atividades de pesquisa e ações de difusão. Ao longo desse processo, foram encontrados alguns desafios, contudo houve uma colaboração ativa da comunidade em todas as ações, bem como a sua aproximação para com as pesquisas e conservação desenvolvidas na região. Ademais, foi observado que a comunidade tem interesse em participar e contribuir em questões socioambientais locais. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Conservação da Fauna - PPGCFau | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA::ZOOLOGIA APLICADA::CONSERVACAO DAS ESPECIES ANIMAIS | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5316147379294739 | por |