Mostrar el registro sencillo del ítem
Vídeo educacional como instrumento de aprendizagem da técnica de higiene bucal em pacientes intubados
dc.contributor.author | Silva, Kellyn Patricia da | |
dc.date.accessioned | 2020-10-19T10:57:55Z | |
dc.date.available | 2020-10-19T10:57:55Z | |
dc.date.issued | 2020-08-21 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Kellyn Patricia da. Vídeo educacional como instrumento de aprendizagem da técnica de higiene bucal em pacientes intubados. 2020. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13355. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13355 | |
dc.description.abstract | Introduction: Ventilator-associated pneumonia (VAP) affects percentage significant impact of patients using invasive mechanical ventilation, promoting adverse effects on and often fatal outcomes resulting from lung injury due to its prolonged use. Oral hygiene is a mediating care and of paramount importance prevention of pneumonia in these patients, but when performed in a manner that is inadequate, the oral cavity becomes a focus of colonization contributing to the development of VAP and consequent increase in patient criticality, expanding the probability of complications. However, discernment on how to perform this technique of is scarce and absent in the training of health professionals, causing them to this care is not often carried out in the appropriate manner or prioritized in the patient care. Information and communication technologies make it possible to training of these professionals in the search for knowledge and improvement in the care provided to the patient. Objective: To develop a learning tool through a video training of health professionals in the proper performance of the hygiene technique patients on mechanical ventilation hospitalized in intensive care units. Method: This is a methodological study of the development of the object of Learning. The proposition for the construction of the video is based on the literature and has been composed of 3 stages: Pre-production, construction of the script, synopsis, argument; Production: preparation of the environment, rehearsal with the actresses, development of the narration, choice of positioning and filming of the scenes; Post-production: editing of the scenes, introduction of images and adjustment of the narration. Results: An educational video was obtained with the offer of a safe tool for health professionals in carrying out the oral hygiene. Seven scenes consisting of images were elaborated together with the from the preparation of the environment to the outcome as the annotation in Chart. Conclusion: The product of this study represents an innovative strategy of training, based on the best scientific evidence, and may direct the actions of the health professionals in performing oral hygiene for critically ill patients using mechanical ventilation, since it allows the acquisition of knowledge and underpins the Assistance. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Profissionais da saúde | por |
dc.subject | Higiene bucal | por |
dc.subject | Vídeo educacional | por |
dc.subject | Ventilação mecânica | por |
dc.subject | Tecnologias de informação e comunicação | por |
dc.subject | Assistência de enfermagem | por |
dc.title | Vídeo educacional como instrumento de aprendizagem da técnica de higiene bucal em pacientes intubados | por |
dc.title.alternative | Educational video as an instrument for learning oral hygiene technique in intubated patients | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Machado, Regimar Carla | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1310723429860987 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Sampaio, Sueli Fatima | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0737750473446351 | por |
dc.description.resumo | Introdução: A pneumonia associada a ventilação mecânica (PAV) acomete percentual significativo de pacientes em uso de ventilação mecânica invasiva, promovendo efeitos deletérios e em muitas vezes desfechos fatais decorrentes da lesão pulmonar ocasionada por seu uso prolongado. A higiene bucal trata-se de um cuidado mediador e de suma importância para a prevenção da pneumonia nesses pacientes, porém ao ser realizada de forma inadequada, a cavidade oral torna-se um foco de colonização contribuindo para o desenvolvimento da PAV e consequente aumento da criticidade do paciente, ampliando a probabilidade de complicações. Contudo, o discernimento sobre como realizar essa técnica de forma eficaz é escasso e ausente na formação dos profissionais de saúde, fazendo com que esse cuidado não seja, em muitas vezes, realizado da maneira adequada e nem priorizado na assistência ao paciente. As tecnologias de informação e comunicação possibilitam a capacitação desses profissionais na busca de conhecimento e melhoria na assistência prestada ao paciente. Objetivo: Elaborar um instrumento de aprendizagem por meio de um vídeo educacional para a capacitação de profissionais da saúde na realização adequada da técnica de higiene bucal em pacientes em ventilação mecânica hospitalizados nas unidades de terapia intensiva. Método: Trata-se de um estudo metodológico de desenvolvimento de objeto de aprendizagem. A proposição para a construção do vídeo está alicerçada na literatura e foi composta por 3 etapas: Pré-produção, construção do roteiro, sinopse, argumento; Produção: preparação do ambiente, ensaio com as atrizes, desenvolvimento da narração, escolha do posicionamento e filmagem das cenas; Pós produção: edição das cenas, introdução das imagens e ajuste da narração. Resultados: Obteve-se um vídeo educacional com a oferta de uma ferramenta segura para os profissionais da saúde na realização do procedimento de higiene bucal. Foram elaboradas sete cenas constituídas de imagens juntamente com a narração que demonstram desde a preparação do ambiente ao desfecho como a anotação em prontuário. Conclusão: O produto deste estudo representa uma estratégia inovadora de capacitação, embasado nas melhores evidências científicas, podendo direcionar as ações dos profissionais de saúde na realização da higiene bucal de pacientes críticos em uso de ventilação mecânica, uma vez que permite a aquisição de conhecimento e embasa a assistência prestada. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - PPGEnf | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/6074281210600632 | por |