dc.contributor.author | Silva, Kellyn Patricia da | |
dc.date.accessioned | 2020-10-19T10:57:55Z | |
dc.date.available | 2020-10-19T10:57:55Z | |
dc.date.issued | 2020-08-21 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Kellyn Patricia da. Vídeo educacional como instrumento de aprendizagem da técnica de higiene bucal em pacientes intubados. 2020. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13355. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13355 | |
dc.description.abstract | Introduction: Ventilator-associated pneumonia (VAP) affects percentage
significant impact of patients using invasive mechanical ventilation, promoting adverse effects on
and often fatal outcomes resulting from lung injury due to
its prolonged use. Oral hygiene is a mediating care and of paramount importance
prevention of pneumonia in these patients, but when performed in a manner that is
inadequate, the oral cavity becomes a focus of colonization contributing to the
development of VAP and consequent increase in patient criticality, expanding the
probability of complications. However, discernment on how to perform this technique of
is scarce and absent in the training of health professionals, causing them to
this care is not often carried out in the appropriate manner or prioritized in the
patient care. Information and communication technologies make it possible to
training of these professionals in the search for knowledge and improvement in the care provided
to the patient. Objective: To develop a learning tool through a video
training of health professionals in the proper performance of the hygiene technique
patients on mechanical ventilation hospitalized in intensive care units.
Method: This is a methodological study of the development of the object of
Learning. The proposition for the construction of the video is based on the literature and has been
composed of 3 stages: Pre-production, construction of the script, synopsis, argument; Production:
preparation of the environment, rehearsal with the actresses, development of the narration, choice of
positioning and filming of the scenes; Post-production: editing of the scenes, introduction of
images and adjustment of the narration. Results: An educational video was obtained with the offer of
a safe tool for health professionals in carrying out the
oral hygiene. Seven scenes consisting of images were elaborated together with the
from the preparation of the environment to the outcome as the annotation in
Chart. Conclusion: The product of this study represents an innovative strategy of
training, based on the best scientific evidence, and may direct the actions of the
health professionals in performing oral hygiene for critically ill patients using
mechanical ventilation, since it allows the acquisition of knowledge and underpins the
Assistance. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Profissionais da saúde | por |
dc.subject | Higiene bucal | por |
dc.subject | Vídeo educacional | por |
dc.subject | Ventilação mecânica | por |
dc.subject | Tecnologias de informação e comunicação | por |
dc.subject | Assistência de enfermagem | por |
dc.title | Vídeo educacional como instrumento de aprendizagem da técnica de higiene bucal em pacientes intubados | por |
dc.title.alternative | Educational video as an instrument for learning oral hygiene technique in intubated patients | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Machado, Regimar Carla | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1310723429860987 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Sampaio, Sueli Fatima | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0737750473446351 | por |
dc.description.resumo | Introdução: A pneumonia associada a ventilação mecânica (PAV) acomete percentual
significativo de pacientes em uso de ventilação mecânica invasiva, promovendo efeitos
deletérios e em muitas vezes desfechos fatais decorrentes da lesão pulmonar ocasionada por
seu uso prolongado. A higiene bucal trata-se de um cuidado mediador e de suma importância
para a prevenção da pneumonia nesses pacientes, porém ao ser realizada de forma
inadequada, a cavidade oral torna-se um foco de colonização contribuindo para o
desenvolvimento da PAV e consequente aumento da criticidade do paciente, ampliando a
probabilidade de complicações. Contudo, o discernimento sobre como realizar essa técnica de
forma eficaz é escasso e ausente na formação dos profissionais de saúde, fazendo com que
esse cuidado não seja, em muitas vezes, realizado da maneira adequada e nem priorizado na
assistência ao paciente. As tecnologias de informação e comunicação possibilitam a
capacitação desses profissionais na busca de conhecimento e melhoria na assistência prestada
ao paciente. Objetivo: Elaborar um instrumento de aprendizagem por meio de um vídeo
educacional para a capacitação de profissionais da saúde na realização adequada da técnica de higiene
bucal em pacientes em ventilação mecânica hospitalizados nas unidades de terapia intensiva.
Método: Trata-se de um estudo metodológico de desenvolvimento de objeto de
aprendizagem. A proposição para a construção do vídeo está alicerçada na literatura e foi
composta por 3 etapas: Pré-produção, construção do roteiro, sinopse, argumento; Produção:
preparação do ambiente, ensaio com as atrizes, desenvolvimento da narração, escolha do
posicionamento e filmagem das cenas; Pós produção: edição das cenas, introdução das
imagens e ajuste da narração. Resultados: Obteve-se um vídeo educacional com a oferta de
uma ferramenta segura para os profissionais da saúde na realização do procedimento de
higiene bucal. Foram elaboradas sete cenas constituídas de imagens juntamente com a
narração que demonstram desde a preparação do ambiente ao desfecho como a anotação em
prontuário. Conclusão: O produto deste estudo representa uma estratégia inovadora de
capacitação, embasado nas melhores evidências científicas, podendo direcionar as ações dos
profissionais de saúde na realização da higiene bucal de pacientes críticos em uso de
ventilação mecânica, uma vez que permite a aquisição de conhecimento e embasa a
assistência prestada. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - PPGEnf | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/6074281210600632 | por |