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dc.contributor.authorJacomini, Hugo Henrique
dc.date.accessioned2021-01-04T18:22:42Z
dc.date.available2021-01-04T18:22:42Z
dc.date.issued2020-12-14
dc.identifier.citationJACOMINI, Hugo Henrique. Avaliação da distribuição e dinâmica de bolhas de ar em um tanque de flotação submetido a diferentes soluções utilizando CFD. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13615.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13615
dc.description.abstractIn the present graduation work, the objective was to evaluate the influence of different surface tensions, viscosities and densities in the process of formation of air bubbles in a flotation tank, using computational fluid dynamics (Computational Fluid Dynamics - CFD). The input data for the simulations, as well as the geometry of the simulated equipment, were based on data obtained experimentally. The simulations were conducted using the FLUENT® 19.3 software. To verify the proposed model, the simulated velocity and bubble diameter data were compared to the experimental results, both quantitatively and qualitatively. In addition to diameter and velocity data, the terminal velocity of the bubbles formed was analyzed, morphologically characterizing the air bubbles simulated according to Clift's Abacus. Through the CFD it was possible to infer the behavior and dynamics of the bubbles for the different conditions evaluated, with maximum deviations of 14.28% and 13.36%, respectively, between the bubble velocity and bubble diameter data obtained experimentally and by simulations. The simulated terminal velocity results were consistent with those obtained from theoretical models, with a maximum deviation of 19.05%. The analysis of the results indicated that the simulated bubbles present the ellipsoidal oblate shape. The mathematical model VOF (Volume of Fluid) was able to represent the experimental condition, even explaining the phenomenon of coalescence of air bubbles.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFluidodinâmica computacionalpor
dc.subjectFlotaçãopor
dc.subjectBolhaspor
dc.titleAvaliação da distribuição e dinâmica de bolhas de ar em um tanque de flotação submetido a diferentes soluções utilizando CFDpor
dc.title.alternativeEvaluation of the distribution and dynamics of air bubbles in a flotation tank submitted to different solutions using CFDpor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Béttega, Rodrigo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1379682125857376por
dc.contributor.advisor-co1Batista, Júnia Natália Mendes
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8738610817154807por
dc.description.resumoNo presente trabalho de graduação, objetivou-se avaliar a influência de diferentes tensões superficiais, viscosidades e densidades no processo de formação de bolhas de ar em um tanque de flotação, utilizando a fluidodinâmica computacional (Computational Fluid Dynamics - CFD). Os dados de entrada para as simulações, bem como a geometria do equipamento simulado, foram baseados em dados obtidos experimentalmente. As simulações foram conduzidas utilizando o software FLUENT® 19.3. Para a verificação do modelo proposto, os dados simulados de velocidade e diâmetro de bolha foram comparados aos resultados experimentais, tanto quantitativamente quanto qualitativamente. Além de dados de diâmetro e velocidade, analisou-se a velocidade terminal das bolhas formadas, caracterizando-se morfologicamente as bolhas de ar simuladas de acordo com o Ábaco de Clift. Através da CFD foi possível inferir o comportamento e a dinâmica das bolhas para as diferentes condições avaliadas, verificando-se desvios máximos de 14,28% e 13,36%, respectivamente, entre os dados de velocidade e diâmetro de bolha obtidos experimentalmente e por meio de simulações. Os resultados de velocidade terminal simulados foram condizentes com àqueles obtidos a partir de modelos teóricos, apresentando desvio máximo de 19,05 %. A análise dos resultados indicou que as bolhas simuladas apresentam o formato oblato elipsoidal. O modelo matemático VOF (Volume of Fluid) foi capaz de representar a condição experimental, explicitando, inclusive, o fenômeno de coalescência de bolhas de ar.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES INDUSTRIAIS E EQUIPAMENTOS PARA ENGENHARIA QUIMICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6854491332169094por
dc.publisher.courseEngenharia Química - EQpor


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