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dc.contributor.authorSilva, Pedro Roberto Oliveira Dias da
dc.date.accessioned2021-01-13T19:21:58Z
dc.date.available2021-01-13T19:21:58Z
dc.date.issued2020-12-15
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13683
dc.description.abstractThe present study brings an analysis about the new “Diretrizes Curriculares Nacionais” (DCNs) designed in 2019 to the undergraduate engineering programs, to be implemented until 2022. The focus is on the entrepreneurship topic and how it can be initiated in the Chemical Engineering curriculum program at UFSCar. Aiming this DCN’s theme, a research has been conducted with students trying to understand their actual comprehension and expectations related to learning and teaching entrepreneurship in an engineering school. The research showed that the entrepreneurship learning related topics are still few widespread through the institutions. Simultaneously, a comparative analysis has been done with different engineering curriculum programs, which already encourage and effectively apply entrepreneurship related activities. As the new rules bring significant changes to the universities, this study tried to consider only those who have implemented something and achieved results as feedback to the student growth and professor adaptation, focusing to include entrepreneurship related activities at the Chemical Engineering UFSCar that fit what is requested by the DCNs. The highlight observed was the interaction between the universities and the business, which reflected in a strong entrepreneurship development from the students and professors. Finally, a project has been done with Chemical Engineering Department volunteer groups of students applying the Design Thinking active methodology which consists of an interactive and collaborative problem solving methodology focusing on the stakeholders feeling and issues, in this case the students themselves. For five weeks the groups have been guided through online meetings to develop four of the five steps covered by the methodology which are: Empathy, Problem Definition, Brainstorming, Prototyping (the fifth step would be the Testing) aiming to finish the project with entrepreneurship activities prototypes to support the curriculum program reformulation. These prototypes discussed topics related to: softs kills development initiatives, a higher support to the department entities and group projects elaboration in the specific subjetcs.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação empreendedorapor
dc.subjectDiretrizes Curriculares Nacionaispor
dc.subjectDesign Thinkingpor
dc.subjectEstratégia de Ensino e Aprendizagempor
dc.subjectActive Teaching Methodologiespor
dc.subjectEntrepreneurship Educationpor
dc.subjectNational Curriculum Guidelinespor
dc.titleEmpreendedorismo no curso de engenharia química da UFSCar: análises e propostaspor
dc.title.alternativeEntrepreneurship in the chemical engineering course at UFSCar: analyzes and proposalspor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Ferreira, Adriana Paula
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5736423072715628por
dc.description.resumoEste trabalho traz uma análise acerca das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de 2019 para os cursos de graduação em Engenharia, a serem implementadas até 2022, no que diz respeito ao tema de empreendedorismo e como isso pode ser inserido no projeto pedagógico do curso de Engenharia Química da UFSCar. Para isso, uma pesquisa com alunos buscou compreender o entendimento atual e as expectativas deles em relação ao tema. A pesquisa apontou que os tópicos relacionados ao ensino empreendedor ainda são pouco difundidos entre as instituições. Em outra frente, foi realizada uma análise comparativa de projetos pedagógicos de cursos de engenharia que incentivam ou aplicam efetivamente o empreendedorismo, com o objetivo de trazer exemplos de universidades que já se mobilizaram e que tenham um feedback de suas experiências para a formação do aluno e a adaptação do professor, de forma a incentivar a inclusão de atividades de empreendedorismo e promover a melhoria e adaptação no curso de Engenharia Química da UFSCar, que vá ao encontro das diretrizes colocadas pelo Ministério da Educação. O ponto de maior destaque observado foi a interação entre universidade e empresa, que refletiu em um forte desenvolvimento empreendedor por parte dos alunos e professores. Por fim, foi realizada uma atividade com grupos voluntários de entidades do departamento de Engenharia Química da UFSCar aplicando-se a metodologia ativa chamada Design Thinking, que consiste em uma abordagem que busca a solução de problemas de forma coletiva e colaborativa, em uma perspectiva de empatia máxima com seus stakeholders (interessados), no caso, os alunos de graduação. Em cinco semanas, os grupos foram orientados, através de lives, a desenvolver quatro das cinco etapas da metodologia: Empatia, Definição, Ideação e Prototipação (a quinta é a etapa de Teste), de forma a chegarem em protótipos de inclusão de atividades de empreendedorismo no Projeto Pedagógico do Curso. Os protótipos foram desenvolvidos com êxito e implicam no desenvolvimento de soft skills, incentivo aos trabalhos das entidades e elaboração de projetos em grupo em disciplinas específicas do curso.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/por
dc.publisher.courseEngenharia Química - EQpor


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