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dc.contributor.authorSaito, Isaac Mitsuaki
dc.date.accessioned2021-01-14T17:16:25Z
dc.date.available2021-01-14T17:16:25Z
dc.date.issued2021-01-06
dc.identifier.citationSAITO, Isaac Mitsuaki. Uma análise do aplicativo Moodle Mobile para pessoas com deficiência visual. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13689.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13689
dc.description.abstractDue to the rapid evolution in the efficiency and the popularity of mobile devices, these devices have become essential for the daily lives of most people. In this context, accessibility tools and techniques must follow this progress in order to guarantee the accessibility for people with disabilities to the resources provided by these devices. This work seeks to identify which techniques, resources, and guidelines are the most used to support the design and evaluation of accessible mobile applications, with a focus on visual impairment. A systematic mapping was carried out to verify the state of the art in accessibility recommendations for mobile applications, for later analysis of the Moodle Mobile application. Based on the systematic mapping results and considering the characteristics of the tested application, the WCAG 2.1 was chosen as the guideline to be used in the analysis of the application. The results of this analysis were documented by principle and tested against its success criteria. Each of the WCAG 2.1 success criteria was tested when applicable, and adaptations were made to the criterion if necessary. In case of failure, the criterion was identified and mapped along with the location where it occurs in the application. With the presentation of all the criteria that were sufficient or failed, it was concluded that the Moodle Mobile application is not in conformance according to the guidelines used in this work.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAcessibilidadepor
dc.subjectAplicativos móveispor
dc.subjectDeficiência Visualpor
dc.subjectDiretrizespor
dc.subjectMapeamento Sistemáticopor
dc.subjectMoodle Mobilepor
dc.subjectWCAG 2.0por
dc.subjectWCAG 2.1por
dc.titleUma análise do aplicativo Moodle Mobile para pessoas com deficiência visualpor
dc.title.alternativeAn analysis of the Moodle Mobile application for visually impaired peoplepor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Otsuka, Joice Lee
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8235968002513082por
dc.description.resumoDevido à rápida evolução na eficiência e à popularização dos dispositivos móveis, esses aparelhos se tornaram essenciais para o dia a dia de grande parte das pessoas. Nesse contexto, as ferramentas e técnicas de acessibilidade devem acompanhar esse progresso a fim de garantir o acesso de pessoas com deficiência aos recursos fornecidos por esses aparelhos. Este trabalho busca identificar quais são as técnicas, recursos e guidelines mais utilizados para apoiar o design e avaliação de aplicações móveis acessíveis e tem como foco a deficiência visual. Foi feito um mapeamento sistemático para o levantamento do estado da arte em recomendações de acessibilidade para aplicativos móveis, para uma posterior análise do aplicativo Moodle Mobile. A partir dos resultados do mapeamento e considerando as características do aplicativo testado, a WCAG 2.1 foi escolhida como conjunto de guidelines para ser utilizada na análise do aplicativo. Os resultados dessa análise foram documentados por princípio e testados pelos seus critérios de sucesso. Cada um dos critérios de sucesso da WCAG 2.1 foi testado quando aplicável, e foram feitas adaptações no critério caso necessário. Em caso de falha, o critério foi identificado e mapeado juntamente com local no qual a falha ocorre no aplicativo. Com a apresentação de todos os critérios que foram suficientes ou falharam, concluiu-se que o aplicativo Moodle Mobile não está em conformidade com as diretrizes utilizadas neste trabalho.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5199325626607302por
dc.publisher.courseEngenharia de Computação - ECpor


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