Show simple item record

dc.contributor.authorPorto, Julia Caltabiano
dc.date.accessioned2021-01-18T20:01:33Z
dc.date.available2021-01-18T20:01:33Z
dc.date.issued2020-11-02
dc.identifier.citationPORTO, Julia Caltabiano. Considerações de uma estudante de terapia ocupacional para uma prática profissional inclusiva, ecológica e integral. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13715.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13715
dc.description.abstractIt is a systematization of the experience of a graduate student in occupational therapy, from acting in several extension projects with popular education in health and complementary therapies. Objective: to analyze the possible convergences between the fields of knowledge of popular education in health and complementary therapies with occupational therapy. Method: followed the referential of the systematization of experiences that, from the structuring and reconstruction, shows the logic of the lived process, the factors that occurred in the process, how and why they were related, through dialectical analysis. Experiences between 2015 and 2020 were selected and reflections and interpretations were developed based on learning. Results and discussion: the experiences with integrative vibrational therapy and popular health education practices were highlighted and correlated with the themes and graduation routine in occupational therapy. Working in groups, building solutions and dialogues in a collaborative way, the character of social inclusion and the critical and decolonial reflective perspective, were common aspects highlighted in the experience, being addressed themes of public policies, social context, human rights, solidary economy, ecology occupational, community and integrative practices for health promotion. Conclusions: the construction of an inclusive, ecological and integral occupational therapy practice based on the benchmarks of complementary therapies and popular health education follows a convergent direction towards interdisciplinarity, humanization, sustainability, inclusion, autonomy, quality of life and enhancement of knowledge and beings. The systematization of the experience enabled the expression of thoughts and wishes for future professional practice.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTerapia ocupacionalpor
dc.subjectEducação popular em saúdepor
dc.subjectTerapias complementarespor
dc.subjectSistematização de experiênciaspor
dc.subjectPráticas interdisciplinarespor
dc.titleConsiderações de uma estudante de terapia ocupacional para uma prática profissional inclusiva, ecológica e integralpor
dc.title.alternativeConsiderations of an occupational therapy student for an inclusive, ecological and integral professional practicepor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Furlan, Paula Giovana
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3590676003159251por
dc.description.resumoTrata-se de sistematização de experiência de aluna da graduação em terapia ocupacional, a partir de atuação em diversos projetos de extensão com educação popular e práticas integrativas em saúde. Objetivo: analisar as possíveis convergências entre os campos de conhecimento da educação popular em saúde e das práticas integrativas com a terapia ocupacional. Método: seguiu-se o referencial da sistematização de experiências que, a partir da estruturação e reconstrução, evidencia a lógica do processo vivido, os fatores que ocorreram no processo, como e por que se relacionaram, através da análise dialética. Foram selecionadas experiências entre 2015 e 2020 e desenvolvidas reflexões e interpretações a partir da aprendizagem. Resultados e discussão: as experiências com terapia vibracional integrativa e vivências de práticas de educação popular em saúde foram destacadas e correlacionadas às disciplinas e ao cotidiano da graduação em terapia ocupacional. O trabalhar em grupo, construir soluções e diálogos de forma colaborativa, o caráter de inclusão social e a perspectiva reflexiva crítica e decolonial, foram aspectos comuns ressaltados na experiência, sendo abordados temas de políticas públicas, contexto social, direitos humanos, economia solidária, ecologia ocupacional, práticas comunitárias e integrativas para promoção da saúde. Conclusões: a construção de uma prática de terapia ocupacional inclusiva, ecológica e integral a partir dos referenciais das práticas integrativas e educação popular em saúde segue direção convergente à interdisciplinaridade, humanização, sustentabilidade, inclusão, autonomia, qualidade de vida e valorização dos saberes e seres. A sistematização da experiência possibilitou a expressão de reflexões e desejos para a futura prática profissional.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3672571493347047por
dc.publisher.courseTerapia Ocupacional - TOpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil