Show simple item record

dc.contributor.authorRodrigues, Thais Borges Martins
dc.date.accessioned2021-01-21T12:02:16Z
dc.date.available2021-01-21T12:02:16Z
dc.date.issued2020-10-20
dc.identifier.citationRODRIGUES, Thais Borges Martins. A “habitação social de mercado” como ativo no mercado de locação e revenda residencial: o caso dos imóveis do PMCMV - Faixa 2 em São José Do Rio Preto-SP. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13733.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13733
dc.description.abstractThe model of access to housing conditioned by bank financing was the strategy adopted by the Brazilian government in the 2000s, with the “Minha Casa Minha Vida” Program (PMCMV), in line with the promotion of real estate capital, which implied the absence of a public policy capable of providing ample access to real estate credit for families with lower incomes and, as a consequence, limited the exercise of the right to housing. This strategy contributed to the consolidation of the idea of home ownership and to the transformation of the house into more than a place of residence, essential to the maintenance of human life and the reproduction of its workforce, starting to be seen as an asset with a patrimonial dimension. and expectations of future social and economic security, in a rentier dimension that is constantly changing with securitization. In this research, the use of properties originating from the PMCMV is problematized, especially those intended for families with income between three and six minimum wages, the main focus of the program's performance, as a source of generating extra income for its owners in the residential rental market. the same time that public social rental policies are non-existent or little explored, taking as a case study real estate produced by publicly traded companies in São José do Rio Preto, between the years 2009 and 2015. Based on questionnaires applied by the survey method, and analysis of the data referring to the profile of the residents and the territorial and social conditions for the form of appropriation of such properties, there was the creation of a real estate park for residential leasing, composed of different types of properties, especially in the northern region of the country. municipality, where the real estate valuation is lower than the rest of the city, implying a lower housing price. In addition to the price, factors such as the offer of leisure equipment and private security proved to be important aspects for the choice of locations by the tenants, even though it means greater distance from the central areas and less urban infrastructure available. Throughout this work, the decisive role of private real estate agents for the offer of housing and the public authorities was also decisive in contributing to the free sale of these properties in the formal rental market.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProvisão da habitaçãopor
dc.subjectLocação residencialpor
dc.subjectAtivo imobiliáriopor
dc.subjectPrograma Minha Casa Minha Vidapor
dc.subjectCidades médiaspor
dc.subjectHousing provisioneng
dc.subjectResidential leasingeng
dc.subjectReal estate assetseng
dc.subjectMinha Casa Minha Vida Programeng
dc.subjectMedium-sized citieseng
dc.titleA “habitação social de mercado” como ativo no mercado de locação e revenda residencial: o caso dos imóveis do PMCMV - Faixa 2 em São José Do Rio Preto-SPpor
dc.title.alternative“Social market housing” as an asset in the lease and residential resale market: the case of PMCMV properties - Track 2 in São José do Rio Preto-SPeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Castro, Carolina Maria Pozzi de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2178910002833930por
dc.description.resumoO modelo de acesso à moradia condicionado ao financiamento bancário foi a estratégia adotada pelo governo brasileiro nos anos 2000, com o Programa “Minha Casa Minha Vida” (PMCMV), em consonância com a promoção de capital imobiliário, o que implicou na inexistência de uma política pública capaz de possibilitar amplo acesso ao crédito imobiliário por parte das famílias com menores rendas e, como consequência, limitou o exercício do direito á moradia. Essa estratégia contribuiu para a consolidação do ideário da casa própria e para a transformação da casa em mais do que um local de moradia, essencial à manutenção da vida humana e à reprodução da sua força de trabalho, passando a ser vista como bem de dimensão patrimonial e expectativas de segurança social e econômica futura, em uma dimensão rentista em constante transformação com a securitização. Nesta pesquisa problematiza-se o uso dos imóveis oriundos do PMCMV, sobretudo aqueles destinados ás famílias com renda entre três e seis salários mínimos, principal foco de atuação do programa, como fonte de geração de renda extra aos seus proprietários no mercado de locação residencial ao mesmo tempo em que políticas públicas de aluguel social são inexistentes ou pouco exploradas, tendo como estudo de caso imóveis produzidos por empresas de capital aberto em São José do Rio Preto, entre os anos 2009 e 2015. Com base em questionários aplicados pelo método survey, e análise dos dados referentes ao perfil dos moradores e as condicionantes territoriais e sociais para a forma de apropriação de tais imóveis, verificou-se a criação de um parque imobiliário destinado á locação residencial, composto por imóveis de diferentes tipos, sobretudo na região norte do município, onde a valorização imobiliária é inferior ao restante da cidade, implicando em menor preço da moradia. Além do preço, fatores como oferta que equipamentos de lazer e segurança privada se revelaram como importantes aspectos para a escolha dos locais por parte dos locatários, ainda que signifique maior distanciamento das áreas centrais e menor infraestrutura urbana disponibilizada. Ao longo deste trabalho foi constatado também o papel decisivo dos agentes privados de promoção imobiliária para a oferta de moradia e do poder público em contribuir para a livre comercialização desses imóveis no mercado formal de locação.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Urbana - PPGEUpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::POLITICA E PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAISpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICASpor
dc.subject.cnpqENGENHARIASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAISpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS::ANALISE DO PROCESSO DECISORIOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6021133459867964por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil