Mostrar el registro sencillo del ítem
A permanência na universidade de estudantes oriundos das ações afirmativas: uma revisão de escopo
dc.contributor.author | Medeiros, Bianca Casseb | |
dc.date.accessioned | 2021-02-01T20:08:42Z | |
dc.date.available | 2021-02-01T20:08:42Z | |
dc.date.issued | 2020-10-08 | |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, Bianca Casseb. A permanência na universidade de estudantes oriundos das ações afirmativas: uma revisão de escopo. 2020. Dissertação (Mestrado em Terapia Ocupacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13798. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13798 | |
dc.description.abstract | Affirmative Actions (AA) are special and temporary measures that seek to remediate a discriminatory past. They aim to accelerate the fight against inequalities faced by socially vulnerable groups, such as ethnic and racialized groups. At the academy level, AA have been implemented through strategic policies, practices and social resources that provide access and permanence for groups historically excluded in these spaces, in order to promote social change within the principles of equality. With the diversity that exists and the inequalities that still remain, it is necessary that universities are prepared to deal with the new challenges. This study investigates how Brazilian literature has approached the permanence processes of students who entered Brazilian universities through AA policies, taking as basis for reflection, the students' own narratives. Based on the theoretical framework of occupational justice (OJ), a scope review was carried out following the parameters proposed by Arksey and O'Malley, studies published in the last five years, on the subject were examined. The review aimed to reflect on the Brazilian social contemporary experience, after the consolidation of Federal Law no. 12,711 / 2012 (Quota Law), which through its execution destinates 50% of the vacancies in undergraduate courses to self-declared afro descendants, mixed race, indigenous people, people with disabilities and students who attended high school entirely in publicly funded schools. From a thematic analysis of the data, it was possible to understand the challenges, strengths and meanings of staying in the academy, revealing the ways in which the occupational possibilities of this audience are built in the university context. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ações afirmativas | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.subject | Permanência | por |
dc.subject | Justiça ocupacional | por |
dc.subject | Terapia ocupacional | por |
dc.subject | Affirmative actions | eng |
dc.subject | University education | eng |
dc.subject | Permanence | eng |
dc.subject | Occupational justice | eng |
dc.subject | Occupational therapy | eng |
dc.title | A permanência na universidade de estudantes oriundos das ações afirmativas: uma revisão de escopo | por |
dc.title.alternative | Affirmative action and student's permanence at university: a scoping review | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Magalhães, Lilian Vieira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8695787131933459 | por |
dc.description.resumo | As Ações Afirmativas (AA) constituem medidas especiais e temporárias que buscam remediar um passado discriminatório. Objetivam acelerar o combate às desigualdades enfrentadas pelos grupos socialmente vulneráveis, como grupos étnicos e racializados. No âmbito da academia, as AA têm se efetivado através de políticas estratégicas, práticas e recursos sociais que propiciam o acesso e permanência de grupos historicamente excluídos nestes espaços, de forma a promover a mudança social dentro dos princípios de igualdade. Com a diversidade que se apresenta e as desigualdades ainda existentes, é necessário que as universidades estejam preparadas para lidar com os novos desafios. Este estudo investigou como a literatura brasileira nacional tem abordado os processos de permanência de estudantes que ingressaram nas universidades brasileiras através de políticas de Ações Afirmativas, tomando como base para reflexão as próprias narrativas desses estudantes. A partir do referencial teórico da Justiça Ocupacional (JO) foi realizada uma revisão de escopo seguindo os parâmetros propostos por Arksey e O’Malley, com estudos publicados nos últimos cinco anos, sobre a temática. A revisão refletiu sobre a experiência social brasileira, após a consolidação da Lei Federal n. 12.711/2012 (Lei de Cotas), que por meio de sua execução destina 50% das vagas em cursos de graduação a pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, pessoas com deficiência e estudantes que cursaram o ensino médio integralmente em escola pública. A partir da análise temática dos dados, compreende-se os desafios, potências e significados a permanência na academia, exibindo as formas pelas quais as possibilidades ocupacionais deste público são construídas no contexto universitário. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional - PPGTO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1141472980713196 | por |