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Mecanismos reacionais dos sistemas Pb/H2SO4 e Pb/PbO2/H2SO4
dc.contributor.author | Fernandes, Fabio Plut | |
dc.date.accessioned | 2021-02-25T09:47:56Z | |
dc.date.available | 2021-02-25T09:47:56Z | |
dc.date.issued | 2012-01-26 | |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Fabio Plut. Mecanismos reacionais dos sistemas Pb/H2SO4 e Pb/PbO2/H2SO4. 2012. Tese (Doutorado em Química) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13884. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13884 | |
dc.description.abstract | The thesis will address a modern view of electrochemistry for the discharge and charge reactions of Lead Acid Batteries study. Even though these batteries have existed for more than 200 years, electrochemical mechanisms are still not fully understood. Recently, there is a discussion in Brazil about the need to improve energy accumulation processes that have not kept pace with the development of technologies such as electric car engines, telephony devices, computers. The production of lead-acid batteries is the only Brazilian energy accumulator. These Batteries continue to grow worldwide, increasing their forms of use, leaving the current car starter batteries and stationary stabilizers for hybrid cars (micro and medium hybrid), electric motorcycles, electric trains, mobile phone towers, oil platforms, among others. In this thesis, we started a critical review of the published data bibliography and its meanings. Most of the published work proposes that the mechanisms of unloading and loading the plates are by dissolving precipitation and would be similar. However, studies with negative and positive flat electrodes show almost no dissolution during these electrochemical reactions. Thus, the precipitation dissolution mechanism would not be justified. In the last decades, several studies already indicate that these mechanisms can be understood as solid-state mechanisms by adding the partial disruption phenomenon, which we will explore in this thesis. The literature data shows differences between the negative and positive plates mechanisms that need modern treatments because their discharge products are different films and from nanometer order. Finally, electrochemical and analytical studies will be carried out, with positive and negative flat electrodes. Experimental methods for negative flat electrodes are treated in detail, while positive flat electrodes still have a lot to be developed. | eng |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Baterias de chumbo-ácido | por |
dc.subject | Filmes de passivação | por |
dc.subject | Mecanismo de carga e descarga | por |
dc.title | Mecanismos reacionais dos sistemas Pb/H2SO4 e Pb/PbO2/H2SO4 | por |
dc.title.alternative | Reaction mechanisms of the Pb/H2SO4 e Pb/PbO2/H2SO4 | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | D'Alkaine, Carlos Ventura | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8699821828310072 | por |
dc.description.resumo | A tese aqui desenvolvida abordará uma visão moderna da eletroquímica para o estudo das reações de descarga e carga das Baterias de Chumbo Ácido. Mesmo essas baterias existindo a mais de 200 anos ainda não são totalmente compreendidos os mecanismos eletroquímicos durante a descarga e carga nas placas negativas e positivas. É discutido na atualidade a necessidade do aprimoramento dos processos de acúmulo de energia que não acompanharam, nas ultimas décadas, o desenvolvimento das tecnologias como os motores de carros elétricos, aparelhos de telefonia, computadores, etc. No Brasil há uma grande quantidade de fábricas de baterias de chumbo ácido, sendo essa a única produção nacional em termos de acumuladores de energia. Essas Baterias continuam crescendo no mercado mundial aumentando suas formas de uso, saindo das atuais baterias de arranque de carros e estacionárias de estabilizadores, para carros híbridos (micro e médios híbridos), motos elétricas, trens elétricos, torres de telefonia móvel, plataformas de petróleo, etc.. Nesta tese partiu-se de uma revisão da bibliografia de forma crítica dos dados publicados e seus significados. A maioria dos trabalhos publicados propõe que os mecanismos de descarga e carga nas Placas são por dissolução precipitação e seriam semelhantes. Contudo os estudos com eletrodos planos negativos e positivos mostram que não há quase dissolução durante essas reações eletroquímicas, dessa forma não sendo justificável o mecanismo de dissolução precipitação. Nas ultimas décadas diversos trabalhos já indicam que esses mecanismos podem ser entendidos como mecanismos de estado sólido com a adição do fenômeno de dirupção parcial, que será explorado nesta tese. Os próprios dados da literatura mostram que há diferenças entre os mecanismos nas placas negativas e positivas e que necessitam de tratamentos modernos pois seus produtos de descarga são da ordem de nanômetros. Por fim, nesta tese se farão estudos eletroquímicos e analíticos essencialmente com eletrodos planos negativos e positivos, sendo que os métodos experimentais para eletrodos planos negativos já se tem certo conhecimento, enquanto dos eletrodos planos positivos ainda se tem muito a desenvolver. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Química - PPGQ | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::FISICO-QUIMICA::ELETROQUIMICA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/4836435433244717 | por |