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dc.contributor.authorNicoletti, Renato Silva
dc.date.accessioned2021-02-27T11:02:37Z
dc.date.available2021-02-27T11:02:37Z
dc.date.issued2021-02-26
dc.identifier.citationNICOLETTI, Renato Silva. Avaliação numérica da largura efetiva de pontes em seção caixão mista de aço e concreto com grau de interação total e parcial. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13894.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13894
dc.description.abstractThe present paper aims to numerically determine in the Abaqus® software, in a qualitative and quantitative way, the parameters that exert the greatest influence on the effective width of steel-concrete composite box girder bridges. These structures have advantages such as greater torsional rigidity, facilities in terms of construction and maintenance, durability and aesthetic factors. In the technical standards and in the literature, there is no specific recommendation for the calculation of the effective width in steel-concrete composite bridges with box girders and, as an alternative, the existing recommendations for I-girders are adopted. ”, The main ones being the American standard AASHTO (2017) and the European EN 1994-2-2 (2005) in addition to methods from the literature. In view of this range of procedures, there is a need for an investigation into the distribution of stresses at the interface between materials, because if the effective width is admitted incorrectly, costly or even unsafe solutions may result. For this purpose, the effective numerical width of 260 simply supported models of steel-concrete composite box girder bridges ridges of steel and concrete supported was determined, in which the study variables were the configuration of the cross section, the height of the concrete slab, the length of the span, the arrangement of elements in the cross section and the steel-concrete interaction degree. Based on the results found, expressions were proposed to calculate the effective width of steel-concrete composite box girder bridges, as well as coefficients, depending on the interaction degree, to adjust the effective width recommended by AASHTO (2017) and EN 1994-2-2 (2005) for steel-concrete composite bridges with I-girders.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPontes mistas de aço e concretopor
dc.subjectLargura efetivapor
dc.subjectSeção caixãopor
dc.subjectInteração total e parcialpor
dc.subjectAnálise numéricapor
dc.subjectSteel-concrete composite bridgeseng
dc.subjectEffective widtheng
dc.subjectBox girderseng
dc.subjectTotal and partial interactioneng
dc.subjectNumerical analysiseng
dc.titleAvaliação numérica da largura efetiva de pontes em seção caixão mista de aço e concreto com grau de interação total e parcialpor
dc.title.alternativeNumerical assessment of effective width in steel-concrete composite box girder bridges with total and partial interactioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Souza, Alex Sander Clemente de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3572504605209699por
dc.description.resumoO presente trabalho tem o objetivo de determinar numericamente no software Abaqus®, de forma qualitativa e quantitativa, os parâmetros que exercem maior influência na largura efetiva de pontes mistas em seção caixão. Estas estruturas apresentam vantagens como maior rigidez à torção, facilidades em termos de construção e manutenção, durabilidade e fatores estéticos. Entretanto, nas normas técnicas e na literatura, não há nenhuma recomendação específica para o cálculo da largura efetiva em pontes e viadutos mistos de aço e concreto em seção caixão e, como alternativa, adota-se as recomendações existentes para vigas em perfis tipo “I”, sendo as principais a da norma americana AASHTO (2017) e da europeia EN 1994-2-2 (2005) além de métodos da literatura. Frente a essa gama de procedimentos, há a necessidade de uma investigação acerca da distribuição de tensões na interface entre os materiais, pois se a largura efetiva for admitida incorretamente, poderá resultar soluções custosas ou até mesmo inseguras. Com esse intuito, determinou-se a largura efetiva numérica de 260 modelos de pontes mistas de aço e concreto biapoiadas, nas quais as variáveis de estudo foram a configuração da seção transversal, a altura da laje, o comprimento do vão, a disposição de elementos na seção transversal e o grau de interação aço-concreto. Fundamentando-se nos resultados encontrados, foram propostas expressões para o cálculo da largura efetiva de pontes mistas de aço e concreto em seção caixão, bem como coeficientes, dependentes do grau de interação aço-concreto, para ajustar a largura efetiva recomendada pela AASHTO (2017) e pelo EN 1994-2-2 (2005) para pontes mistas de aço e concreto com vigas tipo “I”.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civil - PPGECivpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURASpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 88882.426430/2019-01por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3109388079611718por


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