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dc.contributor.authorCorrea, Gabriele Moreira
dc.contributor.authorAssuaga, Giovanna Corrêa
dc.date.accessioned2021-03-02T18:14:36Z
dc.date.available2021-03-02T18:14:36Z
dc.date.issued2021-01-12
dc.identifier.citationCORREA, Gabriele Moreira; ASSUAGA, Giovanna Corrêa. Os efeitos das tecnologias digitais aplicadas ao food service: fatores determinantes na experiência do cliente. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13908.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13908
dc.description.abstractThe implementation of digital technologies is a trend that has been growing in the food services sector outside the home in Brazil. In order to understand this scenario, this work aimed to identify and analyze the factors that impact the experience of customers with the use of digital technologies in the food service sector. A quantitative research approach was adopted, in which data were collected through a survey questionnaire. The sample consisted of consumers who have already attended food service establishments that use some of the following self-service technologies: digital menus, available on mobile devices coupled in the center of the table and /or self-service totems. The results showed that most customers had positive experiences with the use of digital technologies in food service, where the factors considered most important in the research were speed and efficiency and ease and simplicity. Despite the positive experiences, the interviewees showed low willingness to face queues or pay more in restaurants that use self-service technologies and, most did not consider fun and pleasure relevant to their experience, making them the least important factors identified in this study. With the realization of this research, it was possible to clarify the impact factors in the consumer experience with technological applications in food service, bringing theoretical contributions, by exploring a topic little addressed in the Brazilian context, and managerial, by serving as a basis for making decisions about the implementation of new digital technologies of self-service, as well as for understanding the preferences and expectations of customers.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFood servicepor
dc.subjectFood servicepor
dc.subjectTecnologias digitaispor
dc.subjectExperiência do clientepor
dc.subjectSatisfação do clientepor
dc.subjectTecnologia de autoatendimentopor
dc.subjectDigital technologieseng
dc.subjectCustomer experienceeng
dc.subjectCustomer satisfactioneng
dc.subjectSelf-service technologyeng
dc.titleOs efeitos das tecnologias digitais aplicadas ao food service: fatores determinantes na experiência do clientepor
dc.title.alternativeThe effects of digital technologies applied to food service: determinant factors in the customer 's experiencepor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Fiorini, Paula de Camargo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8321834215728086por
dc.description.resumoA implementação de tecnologias digitais é uma tendência que vem crescendo no setor de serviços de alimentação fora de casa no Brasil. De modo a compreender esse cenário, este trabalho objetivou identificar e analisar os fatores que impactam na experiência dos clientes com o uso de tecnologias digitais no setor de food service. Foi adotada uma abordagem de pesquisa quantitativa, na qual dados foram coletados por meio de um questionário survey. A amostra consistiu de consumidores que já frequentaram estabelecimentos de food service que utilizam alguma das seguintes tecnologias de autoatendimento: cardápios digitais, disponibilizados em dispositivos móveis acoplados no centro da mesa e /ou totens de autoatendimento. Os resultados encontrados demonstraram que a maioria dos clientes tiveram experiências positivas com a utilização das tecnologias digitais em food service, onde os fatores considerados mais importantes na pesquisa foram a rapidez e eficiência e a facilidade e simplicidade. Apesar das experiências positivas, os entrevistados demonstraram baixa disposição para enfrentar filas ou pagar mais caro em restaurantes que utilizam as tecnologias de autoatendimento e, a maioria não considerou relevante para sua experiência a diversão e prazer, tornando-os os fatores menos importantes identificados neste estudo. Com a realização desta pesquisa, foi possível esclarecer os fatores de impacto na experiência dos consumidores com aplicações tecnológicas em food service, trazendo contribuições teóricas, ao explorar um tema pouco abordado no contexto brasileiro, e gerenciais, ao servir de base para tomada de decisões sobre a implementação de novas tecnologias digitais de autoatendimento, bem como para a compreensão das preferências e expectativas dos clientes.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8352017926374777por
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7018452612739461por
dc.publisher.courseAdministração - Adm-Sopor


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