dc.contributor.author | Campos, Lucas Bueno de | |
dc.date.accessioned | 2021-03-04T21:00:44Z | |
dc.date.available | 2021-03-04T21:00:44Z | |
dc.date.issued | 2020-12-10 | |
dc.identifier.citation | CAMPOS, Lucas Bueno de. Design participativo para o envelhecimento saudável: engajar usuários mais velhos a uma vida urbana ativa impulsionada por jogos digitais lúdicos. 2020. Dissertação (Mestrado em Gerontologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13918. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13918 | |
dc.description.abstract | Older adults tend to be underactive, which is a risk factor for chronic non-communicable
diseases, which are equally painful for the individual as they are costly to the public health
system. Maintaining levels of physical activity throughout life is a motivational
challenge. Digital tools have been used to change this pattern, such as smartphone apps
to support physical activity; but in-depth research on personalization is lacking to drive
sedentary behavior change, considering what end users really want. Objective: To
propose the concept and design vision of a new mobile physical activity application
(PAUL) used in urban areas. Method: A qualitative focus group study was carried out,
involving by prototype co-design; 24 volunteers divided into 2 focus groups from two
Brazilian cities: São Carlos - elderly people who are not users of an app for physical
activity and Santos (adults over 35, app users). The following procedures were performed:
(i) baseline assessments; (ii) a focus group (iii) develop activities with both groups to
redesign the Prototype. Data analysis: Thematic content analysis was performed. Results:
the development of physical activity applications in urban environments, for people over
35 years old, should consider the following resources: custom-made and customizable
application. Younger adults prefer resources such as self-monitoring, goal setting and
social influence. Older adults prefer a simple interface, with self-monitoring, goal setting
and reminders. This study provided recommendations for translating motivational
strategies theoretically embedded in functional elements that can guide the development
of health interventions to engage urban residents in an active urban life. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Envelhecimento ativo | por |
dc.subject | Vida urbana | por |
dc.subject | Atividade física | por |
dc.subject | Aplicativo de atividade física | por |
dc.subject | Active ageing | eng |
dc.subject | Urban life | eng |
dc.subject | Physical activity | eng |
dc.subject | Physical activity application | eng |
dc.subject | M-health | eng |
dc.title | Design participativo para o envelhecimento saudável: engajar usuários mais velhos a uma vida urbana ativa impulsionada por jogos digitais lúdicos | por |
dc.title.alternative | Participatory design for healthy aging: engaging older users in an active urban living driven by playful digital games | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Castro, Paula Costa | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3790263464498111 | por |
dc.description.resumo | Adultos mais velhos tendem a ser hipoativos, o que é um fator de risco para doenças
crônicas não transmissíveis, igualmente penosas para o indivíduo quanto onerosas ao
sistema público de saúde. Manter os níveis de atividade física ao longo da vida é um
desafio motivacional. Ferramentas digitais têm sido usadas para mudar esse padrão, como
aplicativos de smartphones para apoiar a atividade física; mas faltam pesquisas
aprofundadas sobre a personalização para impulsionar a mudança de comportamentos
sedentários, considerando o que os usuários finais realmente desejam. Objetivo: Propor
conceito e visão de design de um novo aplicativo móvel de atividade física (PAUL)
utilizado em áreas urbanas. Método: Foi realizado um estudo qualitativo de grupo focal,
envolvendo por co-design de um protótipo; 24 voluntários divididos em 2 grupos focais
de duas cidades brasileiras: São Carlos – idosos não usuários de aplicativo para atividade
física e Santos (adultos maiores que 35 anos, usuários de app). Procedimentos: (a)
avaliações de linha de base; (b) grupo focal (c) atividades com ambos os grupos para
redesenhar o Protótipo. Análise dos dados: Foi realizada análise temática de conteúdo.
Resultados: o desenvolvimento de aplicativos de atividade física em ambientes urbanos,
para pessoas maiores de 35 anos deve considerar os seguintes recursos: aplicativo feito
sob medida e customizável. Adultos mais jovens preferem recursos como
automonitoramento, definição de metas e de influência social. Adultos mais velhos têm
preferência por uma interface simples, com recursos de automonitoramento, definição de
metas e lembretes. Esse estudo forneceu recomendações para a tradução de estratégias
motivacionais embutidas em elementos funcionais que podem guiar o desenvolvimento
de intervenções de saúde para engajar residentes urbanos a uma vida urbana ativa. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Gerontologia - PPGGero | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: Código de Financiamento 001 | por |
dc.description.sponsorshipId | FAPESP: 2018/19270-1 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/0488541659728913 | por |