Show simple item record

dc.contributor.authorGeromel, Leticia
dc.date.accessioned2021-04-08T15:38:55Z
dc.date.available2021-04-08T15:38:55Z
dc.date.issued2021-04-05
dc.identifier.citationGEROMEL, Leticia. CUSTO DE FRETE E EMISSÃO DE GEE NA SUBSTITUIÇÃO DA FROTA DE CARRETAS POR RODOTRENS EM UMA EMPRESA DO RAMO ALIMENTÍCIO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14091.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14091
dc.description.abstractThis study aimed to estimate the cost of freight and emissions of greenhouse gases (CO2, CH4, N2O) from diesel combustion, by replacing the Trucks fleet with Road Trains in the operation between the cities of Novo Horizonte/SP and Alcântara/RJ from a food company, in this case, sugar. The study was implemented during eleven months, a period in which the difference between the freight price between the two vehicles can be calculated according to their respective load capacities. The "Bottom-up" method was used, using data such as the average age of the fleet to determine the emission factors for each pollutant and the number of monthly trips by Trucks and Road Trains performed in the eleven month period. Furthermore, the calculated values were converted to the equivalent unit of carbon dioxide, so that they could be compared. The Road Train, as it ships 60% more cargo than the Truck, brought a total savings of R$ 210.156,00 in the period of the study. The values found for the Truck vehicle throughout the period were 517.252,73kgCO2eq for CO2, 736.49kgCO2eq for CH4 and 5.436,03kgCO2eq for N2O. And for the Road Train vehicle the results were 323.338,04kgCO2eq for CO2, 460.39kgCO2eq for CH4 and 3.398,10kgCO2eq for N2O. In view of the savings in freight costs and the reduction in GHG emissions by the Road Train vehicle, it is suggested that the fleet of the Trucks company be replaced by Road Trains.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLogística. Transportes. Carreta. Rodotrem. Frete. Emissão de GEE.por
dc.titleCusto de frete e emissão de gee na substituição da frota de carretas por rodotrens em uma empresa do ramo alimentíciopor
dc.title.alternativeCost of freight and ghg emission in replacing the fleet truck by road train in a food companyeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Faria, Luiz Carlos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2656343277991754por
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2656343277991754por
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo estimar o custo do frete e as emissões de gases de efeito estufa (CO2, CH4, N2O), provenientes da combustão do diesel, pela substituição da frota de Carretas por Rodotrens na operação entre as cidades de Novo Horizonte/SP e Alcântara/RJ de uma empresa do ramo alimentício, neste caso, o açúcar. O estudo foi implantado durante onze meses, período que pode-se calcular a diferença entre o preço dos fretes entre os dois veículos de acordo com suas respectivas capacidades de carga.. Empregou-se o método "Bottom-up", utilizando-se dados como a idade média da frota para determinação dos fatores de emissão de cada poluente e o número de viagens mensais de Carretas e Rodotrens realizadas no período de onze meses. E, ainda, os valores calculados foram convertidos para a unidade de dióxido de carbono equivalente, para que pudessem ser comparados. O Rodotrem, como embarca 60% mais carga do que a Carreta, trouxe uma economia total de R$ 210.156,00 no período do estudo. Os valores encontrados para o veículo Carreta em todo o período foram 517.252,73kgCO2eq para o CO2, 736,49kgCO2eq para CH4 e 5.436,03kgCO2eq para o N2O. E para o veículo Rodotrem os resultados foram de 323.338,04kgCO2eq para o CO2, 460,39kgCO2eq para CH4 e 3.398,10kgCO2eq para o N2O. Diante dos valores de economia no custo do frete e diminuição da emissão dos GEE pelo veículo Rodotrem, sugere-se a substituição da frota da empresa de Carretas por Rodotrens.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DA PRODUCAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8817398231300821por
dc.publisher.courseEngenharia Florestal - EFl-Sopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil