Show simple item record

dc.contributor.authorPratti, Gabriella de Oliveira
dc.date.accessioned2021-04-17T20:08:53Z
dc.date.available2021-04-17T20:08:53Z
dc.date.issued2021-01-17
dc.identifier.citationPRATTI, Gabriella de Oliveira. Contribuições da terapia ocupacional para a introdução de recursos de comunicação alternativa no atendimento educacional especializado. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14127.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14127
dc.description.abstractCommunication is one of the main resources responsible for the development of the individual, being the main way for sending and receiving messages, recording facts, expressing feelings, among others. Studies show that non-existent or inefficient communication directly impacts the main daily tasks, access to services, learning of new skills, and social involvement. One of the areas of Assistive Technology, Alternative and Extended Communication (CAA) aims to minimize the effects of communicative limitations, with the same effectiveness of the spoken language.This study aims to present my academic trajectory within Assistive Technology, more specifically in Alternative Communication, during graduation in occupational therapy, through two experiences and their products. These studies are about the understanding process of the introduction of pictographic communication systems and resources, with students with cerebral palsy in the school context, in a municipality in the interior of São Paulo, more specifically in Special Education spaces.The first study is the participation in extension projects carried out in a special education institution, in 2018 and 2019. The second is a technological initiation in a school of municipal education inserted in the actions of the Specialized Educational Service. The derived products resulted in experience reports and reports, in addition to presentations at the Brazilian Congress of Alternative Communication and an Occupational Therapy Journey. All these experiences provided me with reflections about the daily life and all the different activities inserted in it, the school environment as a powerful space for social inclusion and a deeper understanding of individuals and their social and health relationships, so inherent in the perspectives of Occupational Therapy.por
dc.description.sponsorshipOutrapor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTerapia Ocupacionalpor
dc.subjectComunicação Alternativapor
dc.subjectInclusão Escolarpor
dc.titleContribuições da terapia ocupacional para a introdução de recursos de comunicação alternativa no atendimento educacional especializadopor
dc.title.alternativeContributions of occupational therapy to the introduction of alternative communication devices in specialized educational carepor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Lourenço, Gerusa Ferreira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1474728505225459por
dc.description.resumoA comunicação é um dos principais recursos responsáveis pelo desenvolvimento do indivíduo, tratando-se da principal via para emissão e recepção de mensagens, registro de fatos, expressão de sentimentos, dentre outros. Estudos comprovam que uma comunicação inexistente ou mesmo ineficiente, impacta diretamente as principais tarefas do cotidiano, acesso aos serviços, aprendizagem de novas habilidades, e no envolvimento social. Uma das áreas de Tecnologia Assistiva, a Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA) tem como propósito minimizar os efeitos de limitações comunicativas, com a mesma eficácia da língua falada. Este estudo tem como objetivo apresentar minha trajetória acadêmica dentro da Tecnologia Assistiva, mais especificamente da Comunicação Alternativa, durante a graduação em terapia ocupacional, através de duas experiências e seus produtos. Esses estudos trata-se do processo de vislumbrar a introdução de sistemas e recursos pictográficos de comunicação, com alunos com paralisia cerebral no contexto escolar, em um município do interior de São Paulo, mais especificamente em espaços da Educação Especial. O primeiro estudo são as participações em projetos de extensão realizados em uma instituição de educação especial, em 2018 e 2019. O segundo trata-se de uma iniciação tecnológica em uma escola de rede municipal de ensino inserido nas ações do Atendimento Educacional Especializado. Os produtos derivados resultaram em relatos de experiência e relatórios, além de apresentações no Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa e em uma Jornada de Terapia Ocupacional. Todas essas experiências me proporcionaram reflexões acerca do cotidiano e de todas as diferentes atividades inseridas nele, do ambiente escolar como espaço de potência para a inclusão social, e um entendimento mais aprofundado sobre os indivíduos e suas relações sociais e de saúde, tão inerentes às perspectivas da Terapia Ocupacional.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9339188448455995por
dc.publisher.courseTerapia Ocupacional - TOpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil