dc.contributor.author | Biancolli, Luana Gonçalves | |
dc.date.accessioned | 2021-04-17T20:34:15Z | |
dc.date.available | 2021-04-17T20:34:15Z | |
dc.date.issued | 2020-06-24 | |
dc.identifier.citation | BIANCOLLI, Luana Gonçalves. Comunicação alternativa e ampliada e os caminhos para formação em terapia ocupacional. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14129. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14129 | |
dc.description.abstract | The literature points out that difficulties in oral communication or the impossibility of performing it can cause occupational dysfunctions that hinder the activities of daily life. Meeting or minimizing this limitation is the main purpose of Alternative and Augmentative Communication (AAC), which is one of the areas of Assistive Technology (AT). The objective of this work was to describe the path taken in the theme of Assistive Technology, more specifically the AAC during the graduation of Occupational Therapy and studies developed during this process. To this end, three activities developed in the area will be described, one being a first study to map possible AAC users in the municipal school system and two other studies with procedures for implementing resource systems with children with cerebral palsy. The results of this path were the realization of two Scientific Initiations, two presentations and a submission of derivative work for congresses in the area of Assistive Technology, a report of experience in an extension project and the elaboration of an article for a specialized journal. This trajectory with Alternative and Augmentative Communication provided me with a broader and more complex view of individuals and their particularities. During the graduation years, I went through the steps described in the literature and during the course on the relationship between the Occupational Therapist and the AAC, which was fundamental for my personal and professional growth. | por |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Tecnologia assistiva | por |
dc.subject | Comunicação Alternativa | por |
dc.subject | Terapia Ocupacional | por |
dc.title | Comunicação alternativa e ampliada e os caminhos para formação em terapia ocupacional | por |
dc.title.alternative | Augmentative and alternative communication and the paths to training in occupational therapy | por |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Lourenço, Gerusa Ferreira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1474728505225459 | por |
dc.description.resumo | A literatura aponta que dificuldades da comunicação oral ou a impossibilidade da realização da mesma podem causar disfunções ocupacionais que dificultam as atividades da vida cotidiana. Suprir ou minimizar essa limitação é o principal propósito da Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA), que é uma das áreas da Tecnologia Assistiva (TA). Objetivo deste trabalho foi de descrever o caminho percorrido na temática da Tecnologia Assistiva, mais especificamente da CAA durante a graduação de Terapia Ocupacional e estudos desenvolvidos durante esse processo. Para tanto, serão descritas três atividades desenvolvidas na área, sendo um primeiro estudo de mapeamento de possíveis usuários de CAA na rede municipal de ensino e dois outros estudos com procedimentos de implementação de sistemas de recursos junto a crianças com paralisia cerebral. Os resultados desse caminho foram a realização de duas Iniciações Científicas, duas apresentações e uma submissão de trabalho derivado para congressos na área da Tecnologia Assistiva, um relato de experiência em projeto de extensão e elaboração de um artigo para periódico especializado. Essa trajetória com a Comunicação Alternativa e Ampliada proporcionou-me uma visão mais ampla e complexa dos indivíduos e de suas particularidades. Durante os anos de graduação, passei pelos passos descritos na literatura e no decorrer do curso sobre a relação do Terapeuta Ocupacional e a CAA, o que foi fundamental para meu crescimento pessoal e profissional. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL | por |
dc.description.sponsorshipId | Edital PIBIC/CNPQ 2019-2020 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5328916627321665 | por |
dc.publisher.course | Terapia Ocupacional - TO | por |