dc.contributor.author | Gomes, Laysla Demonari | |
dc.date.accessioned | 2021-04-23T11:22:00Z | |
dc.date.available | 2021-04-23T11:22:00Z | |
dc.date.issued | 2021-02-23 | |
dc.identifier.citation | GOMES, Laysla Demonari. Vamos refletir sobre a prática? Apresentação de uma ferramenta reflexiva para sustentar o raciocínio profissional em terapia ocupacional. 2021. Dissertação (Mestrado em Terapia Ocupacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14169. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14169 | |
dc.description.abstract | Professional practices have been investigated from the perspective of the Epistemology of Practical Rationality, which understands that the practice as a complex, singular, uncertain and permeated by a conflict of values phenomena, and for which is possible and necessary to build practical knowledge. One of the ways to understand professional practice in occupational therapy embraces research on reflexive processes and clinical/professional reasoning. Professional reasoning has been investigated since the 1980's, with a growing number of works since then. This research is the result of a previous research that aimed at building a reflexive tool to support professional reasoning in occupational therapy in the process of identifying needs in the practice scenario of Primary Health Care (PHC). To better understand the potential of this tool for reflection on practice, it was necessary to analyze its content and its practical applicability by occupational therapists of other PHC services. Eleven occupational therapists from the state of São Paulo, identified by snowball sampling, participated utilizing the tool, analyzing it through an online questionnaire of agreement, and suggesting modifications through comments in the questionnaire, in individual interviews and in a group interview - conducted after a first change of the tool. The data analysis was carried out in a descriptive way for the agreement data from the questionnaire and thematic analysis for the interviews. The results demonstrate the applicability of the tool in the practice of occupational therapists, emphasizing the promotion of reflection on practice; the greater clarity in identifying the core of occupational therapy interventions presenting them to PHC teams; and its applicability to other contexts of professional practice. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Terapia ocupacional | por |
dc.subject | Prática profissional | por |
dc.subject | Raciocínio clínico | por |
dc.subject | Ferramenta reflexiva | por |
dc.subject | Occupational therapy | eng |
dc.subject | Professional practice | eng |
dc.subject | Clinical reasoning | eng |
dc.subject | Reflective tool | eng |
dc.title | Vamos refletir sobre a prática? Apresentação de uma ferramenta reflexiva para sustentar o raciocínio profissional em terapia ocupacional | por |
dc.title.alternative | Let's think about the practice? Presentation of a reflexive tool to support professional reasoning in occupational therapy | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Marcolino, Taís Quevedo | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7197838515800679 | por |
dc.description.resumo | Práticas profissionais vêm sendo investigadas sob a ótica da Epistemologia da Racionalidade Prática, que compreende que a constituição da prática se dá de modo complexo, singular, incerto e permeado de conflito de valores, e que é possível e necessária a construção de conhecimento prático. Uma das maneiras de compreender a prática profissional em terapia ocupacional são as pesquisas que envolvem os processos reflexivos e de raciocínio clínico. O raciocínio clínico profissional tem sido investigado desde a década de 1980, com um crescente número de trabalhos desde então. Esta pesquisa decorre de uma pesquisa anterior que objetivou a construção de uma ferramenta reflexiva para sustentar o raciocínio profissional em terapia ocupacional no processo de identificação de necessidades no contexto da Atenção Básica em Saúde (ABS). Para maior compreensão do potencial desta ferramenta para a reflexão sobre a prática, fez-se necessária a análise de seu conteúdo e de sua aplicabilidade prática para sustentar o raciocínio profissional, por meio da participação de terapeutas ocupacionais de serviços da ABS. Onze terapeutas ocupacionais do estado de São Paulo participaram da pesquisa, identificadas pela amostragem bola de neve, as quais utilizaram a ferramenta, analisaram-na por meio de um questionário online de concordância e sugeriram modificações inserindo comentários no questionário, em entrevistas individuais e em entrevista grupal - realizada após uma primeira alteração da ferramenta. A análise dos dados foi realizada de forma descritiva para dados de concordância provenientes do questionário e análise temática para as entrevistas. Os resultados obtidos demonstram a aplicabilidade da ferramenta na prática de terapeutas ocupacionais, as quais enfatizaram a promoção da reflexão sobre a prática, maior clareza na identificação do núcleo e das especificidades da terapia ocupacional e apresentá-las com maior facilidade para as equipes da ABS e sua aplicabilidade para outros contextos de prática profissional. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional - PPGTO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: código de financiamento - 001 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/6759395773791257 | por |