dc.contributor.author | Campos, Carlos Eduardo Espinel | |
dc.date.accessioned | 2021-05-03T18:07:52Z | |
dc.date.available | 2021-05-03T18:07:52Z | |
dc.date.issued | 2021-03-29 | |
dc.identifier.citation | CAMPOS, Carlos Eduardo Espinel. Determinantes das emissões de gases de efeito estufa da economia brasileira: uma análise de decomposição estrutural (2010 a 2017). 2021. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14215. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14215 | |
dc.description.abstract | The evolution of the concentration of different gases in the Earth's atmosphere is a worrying phenomenon, because the ongoing process of global warming is not explained only by natural causes and is largely due to greenhouse gas emissions (GHGs), which are aggravated by human activities, in particular transport-related emissions. Thus, this study aims to assess the structural changes in the Brazilian economy (level of intensity, technology, structure of final demand, volume of final demand, size of the population, among others) related to GHG emissions, from both an aggregate and sectoral point of view and, in this case, focusing on the transport sector, which is responsible for a large volume of GHGs emitted in Brazil. The methodology applied was the structural decomposition analysis (SDA) with an environmental approach, based on input-output matrices estimated for Brazil, between 2010 and 2017 and data from the Sistema de Estimativa de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG). The results showed that Brazil showed an increase in its level of GHG emissions, fueled both by technological effects and by effects linked to final demand. Therefore, the intensity of emissions and changes in production technologies in economic sectors, combined with population growth and the level of final demand, have contributed to the increase in pollutant emissions in the country. From a sector perspective, the ‘Land Transport’ sector has been characterized as an intense pollutant, as it emits a high level of pollution per monetary unit produced and indirectly influences GHG emissions in other economic activities. | por |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Insumo-Produto | por |
dc.subject | Mudanças Estruturais | por |
dc.subject | Emissões | por |
dc.subject | Input-Output | por |
dc.subject | Structural Changes | por |
dc.subject | Emissions | por |
dc.title | Determinantes das emissões de gases de efeito estufa da economia brasileira: uma análise de decomposição estrutural (2010 a 2017) | por |
dc.title.alternative | Determinants of greenhouse gas emissions in the Brazilian economy: a structural decomposition analysis of (2010-2017) | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Maria Aparecida Silva | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3455553543736709 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Castro, Eduardo Rodrigues de | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5702172673123334 | por |
dc.description.resumo | As alterações nas concentrações de diferentes gases na atmosfera terrestre constituem fenômeno preocupante, visto que o processo de aquecimento do clima global em curso não se explica apenas por causas naturais e deve-se, em grande parte, às emissões de gases de efeito estufa (GEE), agravadas por atividades antrópicas, em especial as emissões ligadas aos transportes. Desta forma, o presente estudo tem por objetivo avaliar as mudanças estruturais da economia brasileira (em nível de intensidade, tecnologia, estrutura da demanda final, volume da demanda final, tamanho da população, entre outras) relativas às emissões de GEE, tanto sob uma ótica agregada, quanto setorial e, neste caso, com foco direcionado sobre o setor de transportes, responsável por volume considerável de GEE emitidos no país. A metodologia empregada consistiu na Análise de Decomposição Estrutural (SDA), com foco ambiental, a partir das matrizes de insumo-produto estimadas para o Brasil, entre 2010 e 2017 e dados do Sistema de Estimativa de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG). Os resultados obtidos permitiram identificar que o Brasil apresentou crescimento em seu nível de emissões de GEE, fomentado tanto pelos efeitos tecnológicos, quanto pelos efeitos relativos à demanda final. Neste sentido, a intensidade das emissões e as mudanças nas tecnologias de produção dos setores, aliadas aos aumentos ocasionados pela população e nível da demanda final, contribuíram para o aumento das emissões de poluentes no país. Além disso, em uma perspectiva setorial, o setor ‘Transporte Terrestre’ foi caracterizado como intenso poluente, ao emitir elevado nível de poluição por unidade monetária produzida e por influenciar indiretamente as emissões de GEE em outras atividades econômicas. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Economia - PPGEc-So | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA | por |
dc.description.sponsorshipId | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9466405488124487 | por |