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dc.contributor.authorRodrigues, Aristóteles Guido
dc.date.accessioned2021-05-17T20:05:05Z
dc.date.available2021-05-17T20:05:05Z
dc.date.issued2021-03-09
dc.identifier.citationRODRIGUES, Aristóteles Guido. Caracterização do desgaste do rebolo na retificação de insertos de metal duro. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14269.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14269
dc.description.abstractThe cutting tool manufacturing industry constantly seeks to improve its products, due to the high competition in this sector. In this scenario, cemented tungsten carbide cutting inserts stand out for their wide application, related to their excellent cost-benefit ratio in the machining of diverse types of metals. Thus, an increasing knowledge of their manufacturing process variables and their effects is required, being the grinding operation a fundamental step in the search for high efficiency of cutting inserts, as it is responsible for providing the final dimensions as well as appropriate surface and edge quality. Within this context, the present work aims to characterize the wear of a diamond grinding wheel during grinding of cemented tungsten carbide inserts and to assess its effects on the insert surface characteristics with the increase in total material removal volume. For this, a resin bonded wheel with diamond grains D46 was applied and the normal and tangential force components were measured during the process. In addition, the grain protrusion in the abrasive grinding layer, the insert surface and edge roughness were analyzed. The obtained results revealed an initial reduction in the grain protrusion and the consequent increase in the grinding forces with the increase in the volume of removed material. With the grinding of larger volumes, however, the occurrence of self-sharpening was also observed, which led to increased grain protrusion and reduced forces. This phenomenon contributed to the increase in the number of active edges in the abrasive layer and caused a reduction in the insert surface roughness. Little or no variation in edge roughness was identified.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRetificaçãopor
dc.subjectRebolo de diamantepor
dc.subjectDesgastepor
dc.subjectMetal duropor
dc.subjectIntegridade superficialpor
dc.subjectGrindingeng
dc.subjectDiamond grinding wheeleng
dc.subjectWeareng
dc.subjectCemented tungsten carbideeng
dc.subjectSurface integrityeng
dc.titleCaracterização do desgaste do rebolo na retificação de insertos de metal duropor
dc.title.alternativeCharacterization of wheel wear when grinding carbide insertseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ventura, Carlos Eiji Hirata
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1689198421096127por
dc.description.resumoA indústria de fabricação de ferramentas de corte busca de maneira incessante o aprimoramento de seus produtos, devido à alta concorrência do setor, cada vez mais acirrada. Nesse cenário, os insertos de metal duro se destacam por sua vasta utilização, em função do excelente custo-benefício oferecido na usinagem dos mais diversos tipos de metais. Desse modo, faz-se necessário o domínio cada vez maior das variáveis de seu processo de fabricação e seus efeitos, sendo a retificação etapa fundamental na busca pela alta eficiência de insertos de corte, pois é responsável por conferir dimensões finais e uma integridade superficial e de aresta adequada. O presente projeto busca caracterizar o desgaste do rebolo diamantado no processo de retificação de insertos de metal duro e avaliar seus efeitos sobre as características superficiais do inserto, conforme se aumenta o volume total de material removido. Para isso, foi utilizado um rebolo com grãos de diamante D46 e ligante resinoide e foram medidas as componentes normal e tangencial da força de retificação durante o processo. Além disso, foram avaliados os valores da protrusão de grão na camada abrasiva do rebolo, assim como a rugosidade na aresta e na superfície de folga dos insertos. A partir dos resultados obtidos, foi possível constatar uma redução inicial na protrusão de grão e o consequente aumento das forças de retificação com o aumento do volume de material removido, porém, com a retificação de maiores volumes, notou-se também a ocorrência de autoafiação, que levou ao aumento da protrusão de grão e redução das forças de retificação. Este fenômeno contribuiu com o aumento do número de arestas na camada abrasiva e causou redução da rugosidade na superfície de folga do inserto. Pouca ou nenhuma variação da rugosidade de aresta foi identificada.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica - PPGEMecpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROCESSOS DE FABRICACAOpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: Código de Financiamento 001por
dc.description.sponsorshipIdFAPESP: 2015/15622-2por
dc.description.sponsorshipIdFAPESP: 2017/12304-5por
dc.description.sponsorshipIdFAPESP: 2017/12309-7por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7952861067827367por


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