dc.contributor.author | Santos, Karen Ouverney | |
dc.date.accessioned | 2021-06-28T17:04:06Z | |
dc.date.available | 2021-06-28T17:04:06Z | |
dc.date.issued | 2021-03-23 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Karen Ouverney. Um jogo de tabuleiro envolvendo conceitos de mineralogia no ensino de química. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14447. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14447 | |
dc.description.abstract | This paper describes the development and application of the board game "Minerals", aiming
at teaching concepts of mineralogy in High School. Once concluded the artistic conception,
assembly of pieces, boards and rules definition, the game was submitted to a team of
undergraduate students in Chemistry, in order to assess its pedagogical potential, as well as its
playfulness, dynamics and playability. Subsequently, the game was introduced to high school
students from a state public school, in order to analyze its applicability and effectiveness in
the teaching of concepts generally unexplored at this school level. Results showed an
excellent acceptance of the game by the students, as well as its contribution to the learning of
concepts on an important theme, which is very little explored in Basic Education.
Furthermore, the work involved undergraduate students in Chemistry, whom had the
opportunity of experiencing the development and application of a playful teaching tool. | por |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de Química | por |
dc.subject | Mineralogia | por |
dc.subject | Jogo de tabuleiro | por |
dc.title | Um jogo de tabuleiro envolvendo conceitos de mineralogia no ensino de química | por |
dc.title.alternative | A board game involving concepts of mineralogy in chemistry teaching | por |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Benedetti Filho, Edemar | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5963704923612696 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho descreve o desenvolvimento e aplicação do jogo de tabuleiro “Minerais”,
visando ao ensino de conceitos de mineralogia no Ensino Médio. Uma vez concluída a
concepção artística, a montagem das peças e tabuleiros, e a definição das regras, o jogo foi
submetido a uma equipe de estudantes de licenciatura em Química, a fim de avaliar seu
potencial pedagógico, bem como sua ludicidade, dinâmica e jogabilidade. Subsequentemente,
o jogo foi apresentado a alunos de Ensino Médio de uma escola pública estadual para analisar
sua aplicabilidade e efetividade no ensino de conceitos geralmente inexplorados nesse nível
escolar. Os resultados mostraram uma excelente aceitação do jogo pelos alunos, bem como
sua contribuição na aprendizagem de conceitos sobre um tema importante e muito pouco
explorado na Educação Básica. Além disso, o trabalho envolveu estudantes de licenciatura em
Química, que tiveram a oportunidade de vivenciar a elaboração e aplicação de uma ferramenta
lúdica de ensino. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3809541916156428 | por |
dc.publisher.course | Química - QL-So | por |