Show simple item record

dc.contributor.authorSantos, Karen Ouverney
dc.date.accessioned2021-06-28T17:04:06Z
dc.date.available2021-06-28T17:04:06Z
dc.date.issued2021-03-23
dc.identifier.citationSANTOS, Karen Ouverney. Um jogo de tabuleiro envolvendo conceitos de mineralogia no ensino de química. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14447.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14447
dc.description.abstractThis paper describes the development and application of the board game "Minerals", aiming at teaching concepts of mineralogy in High School. Once concluded the artistic conception, assembly of pieces, boards and rules definition, the game was submitted to a team of undergraduate students in Chemistry, in order to assess its pedagogical potential, as well as its playfulness, dynamics and playability. Subsequently, the game was introduced to high school students from a state public school, in order to analyze its applicability and effectiveness in the teaching of concepts generally unexplored at this school level. Results showed an excellent acceptance of the game by the students, as well as its contribution to the learning of concepts on an important theme, which is very little explored in Basic Education. Furthermore, the work involved undergraduate students in Chemistry, whom had the opportunity of experiencing the development and application of a playful teaching tool.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Químicapor
dc.subjectMineralogiapor
dc.subjectJogo de tabuleiropor
dc.titleUm jogo de tabuleiro envolvendo conceitos de mineralogia no ensino de químicapor
dc.title.alternativeA board game involving concepts of mineralogy in chemistry teachingpor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Benedetti Filho, Edemar
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5963704923612696por
dc.description.resumoEste trabalho descreve o desenvolvimento e aplicação do jogo de tabuleiro “Minerais”, visando ao ensino de conceitos de mineralogia no Ensino Médio. Uma vez concluída a concepção artística, a montagem das peças e tabuleiros, e a definição das regras, o jogo foi submetido a uma equipe de estudantes de licenciatura em Química, a fim de avaliar seu potencial pedagógico, bem como sua ludicidade, dinâmica e jogabilidade. Subsequentemente, o jogo foi apresentado a alunos de Ensino Médio de uma escola pública estadual para analisar sua aplicabilidade e efetividade no ensino de conceitos geralmente inexplorados nesse nível escolar. Os resultados mostraram uma excelente aceitação do jogo pelos alunos, bem como sua contribuição na aprendizagem de conceitos sobre um tema importante e muito pouco explorado na Educação Básica. Além disso, o trabalho envolveu estudantes de licenciatura em Química, que tiveram a oportunidade de vivenciar a elaboração e aplicação de uma ferramenta lúdica de ensino.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3809541916156428por
dc.publisher.courseQuímica - QL-Sopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil